Prótese de silicone sem cicatriz? Cirurgião explica técnica
Cirurgião explica como esconder cicatriz do silicone ao escolher local específico para fazer a incisão. Saiba qual
A inserção da prótese de silicone é a segunda cirurgia plástica mais realizada no Brasil. Isto é, depois da lipoaspiração, indicam dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS em inglês). Aliás, o país que está atrás apenas dos Estados Unidos quando falamos do número de procedimentos feitos todos os anos.
No entanto, isso não anula as diferentes dúvidas e tabus acerca da cirurgia. Um exemplo disso é o medo que muitas pacientes têm de ficar com cicatriz após o implante do silicone. Contudo, é possível aumentar o volume das mamas sem deixar qualquer marca no corpo, como explica o Dr. Josué Montedonio, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
"Além da escolha do tamanho, formato e perfil da prótese, uma outra decisão que é muito importante para definir a posição e o tamanho da cicatriz é o local da incisão (do corte)", explica o médico.
Como esconder a cicatriz do silicone?
Conforme o cirurgião, é possível esconder a marca do procedimento ao colocar a prótese através de um corte feito exatamente na dobra natural das axilas. "A cicatriz fica localizada na dobra da axila, que após o período de cicatrização irá se confundir com a própria dobra, ficando imperceptível", diz o especialista.
Josué salienta que a principal vantagem dessa técnica é que ela não deixa nenhuma cicatriz na mama. "Isso permite que a mulher use biquíni e roupa íntima sem se preocupar se a cicatriz vai aparecer", afirma o médico.
Segundo o cirurgião plástico, essa técnica também é muito indicada para pacientes que apresentam mamas pequenas e pouco desenvolvidas, com ausência de sulco mamário (dobrinha debaixo da mama).
Além disso, outra grande vantagem é com relação a limitação e tempo de recuperação. "Isso porque, por não ter a pressão da prótese na cicatriz, permite o retorno às suas atividades mais rapidamente e uma liberdade maior em relação a movimentos", elucida o profissional.
Há contraindicação?
Porém, o médico adverte que pacientes com ptose mamária, ou mesmo em casos de flacidez mais intensa, podem apresentar certas limitações. Afinal, esses casos não permitem a retirada nem a correção do excesso de pele.
"Por ser uma técnica mais complexa e com uma curva de aprendizado maior, nem todos os cirurgiões plásticos dominam a técnica e, por isso, não podem oferecer essa opção aos seus pacientes. No entanto, quando há indicação, é a melhor opção para aumento mamário", conclui o profissional.