Quais são os exercícios físicos mais recomendados para autistas? Entenda
Exercícios personalizados ajudam no desenvolvimento social, emocional e cognitivo
O esporte para autistas são fundamentais para apoiar o desenvolvimento integral, fortalecer sua autonomia e qualidade de vida. Ainda assim, há uma dúvida: quais são os exercícios físicos recomendados para autistas?
Confira os exercícios físicos recomendados para autistas
Esportes coletivos como futebol, basquete, vôlei e handebol são excelentes opções, pois incentivam a interação social e a cooperação. A natação em ambientes calmos pode ser ajustadas de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa e promovem ganhos tanto no desenvolvimento emocional quanto no físico.
Quem pode ajudar na escolha das atividades?
Profissionais especializados em educação física, terapeutas ocupacionais e até psicólogos com experiência em TEA (Transtorno do Espectro Autista) podem ajudar na escolha das atividades. Eles orientam de forma segura com base as necessidades e os objetivos de cada pessoa.
Quais são os demais impactos do esporte nas pessoas com autismo?
Tem um impacto positivo na vida de pessoas com autismo, melhoram a qualidade de vida não apenas delas, mas também de suas famílias. Essa prática promove o bem-estar físico e emocional, além de estimular o desenvolvimento integral, que favorecem a inclusão, a interação social e a autonomia no dia a dia.