Qual a diferença entre caseína e whey protein?
Atualmente, existem mais tipos de proteÃna em pó no mercado do que nunca - desde arroz e cânhamo a insetos e carne bovina. Mas dois tipos de proteÃna resistiram ao teste do tempo, permanecendo bem considerados e populares ao longo dos anos: caseÃna e whey protein. Embora ambos sejam derivados do leite, eles diferem muito. Tanto a caseÃna quanto whey protein são proteÃnas lácteas e subprodutos da produção de queijo. O perfil de aminoácidos do whey protein pode estimular o processo de construção muscular mais do que a caseÃna. Ele contém mais aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), leucina, isoleucina e valina, enquanto a caseÃna contém uma porção maior dos aminoácidos histidina, metionina e fenilalanina.
CaseÃna e whey Protein contêm diferentes compostos bioativos que beneficiam sua saúde de várias maneiras. Alguns peptÃdeos bioativos encontrados na caseÃna também beneficiam o coração, diminuindo a pressão arterial e reduzindo a formação de coágulos sanguÃneos. Eles também se ligam e transportam minerais como cálcio e fósforo, melhorando sua digestibilidade em seu estômago. O whey protein contém uma série de proteÃnas ativas chamadas imunoglobulinas que estimulam o sistema imunológico. Estudos em animais e em tubos de ensaio também mostraram que essas proteÃnas exercem efeitos antioxidantes e inibem o crescimento de tumores e câncer. Sabe-se que as imunoglobulinas do whey protein têm propriedades antimicrobianas.
ProteÃna desempenha um papel vital em seu corpo, agindo como enzimas e anticorpos, bem como a regulação do açúcar no sangue e pressão arterial. A caseÃna e o whey protein têm vantagens únicas. Ao decidir sobre um sobre o outro, você também pode querer considerar o custo e gosto. Além disso, é possÃvel misturar os dois tipos.
Â
Referência
Â
Mohanty, D.P. ET al. Milk derived bioactive peptides and their impact on human health â?? A review. Saudi J Biol Sci . 2016 Sep; 23(5): 577â??583.
Pepe, G. ET al. Potential Anticarcinogenic Peptides from Bovine Milk. J Amino Acids . 2013; 2013: 939804.
Â