Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Qual é a marca de barrinha de cereal mais saudável?

O Terra pediu para três especialistas analisarem rótulos de sete marcas; veja quais passaram no teste

21 out 2023 - 05h00
(atualizado em 23/10/2023 às 09h55)
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem meramente ilustrativa de uma mulher comendo uma barrinha de cereal
Imagem meramente ilustrativa de uma mulher comendo uma barrinha de cereal
Foto: Ridofranz / iStock

A hora do lanche pode ser desafiadora para quem está de dieta, por isso as barrinhas de cereal são um atrativo. Mas é preciso ter cuidado: embora a opção pareça saudável, muitas vezes não é, já que se trata de um produto ultraprocessado.

Além disso, é importante atentar para o rótulo nas embalagens, afinal, a composição de nutrientes varia muito. "Ao escolher uma barrinha de cereal, em primeiro lugar devemos considerar a lista de ingredientes", indica Renata Brasil, especialista em Nutrição Esportiva, Estética e Aplicada à Fisiologia. A ordem dos elementos no rótulo, inclusive, sugere a proporção de cada item na composição daquele produto.

"Buscamos, portanto, com o primeiro ingrediente, uma fonte de carboidrato complexo (rico em fibras) e/ ou uma fonte de gordura poli ou monoinsaturada, como por exemplo flocos de quinoa, aveia, sementes e castanhas. Em seguida, os ingredientes devem seguir essa lógica, deixando por último, os adoçantes e conservantes, quando necessários", esclarece em entrevista ao Terra.

O portal listou algumas das principais marcas e solicitou a avaliação de três nutricionistas — Renata, Clariana Colaço, especialista em transtornos alimentares, e Cristina Menezes, especialista em Nutrição Esportiva, Clínica e Modulação Intestinal. Confira abaixo as avaliações:

Taeq - Não indicada

Por Renata Brasil

Barra de cereal
Barra de cereal
Foto: Reprodução/ Taeq

A maior parte dos seus ingredientes é fonte de açúcares simples. É um produto com baixíssimo teor proteico e de gorduras poli-insaturadas, sendo portanto, um produto com uma relação pobre em calorias/ composição nutricional, não sendo uma alternativa saudável, como diz o rótulo. Outro ponto é que se diz light — light é todo produto com alguma redução em determinado ingrediente — e o produto coloca açúcar de outras formas, com outros nomes que o consumidor não reconhece, como xarope de glicose e maltodextrina, mas são todos açúcares simples.

Nutsbar - Indicada

Por Clariana Colaço

Barra de cereal
Barra de cereal
Foto: Reprodução/ Nutsbar

A barrinha Nutsbar é rica em oleaginosas, é fonte de cereais integrais, contém fibras na composição e, apesar da lista vasta de ingredientes, tem qualidade nutricional. Tem cacau na composição, que é extremamente antioxidante.

Monama - Indicada

Por Cristina Menezes

Barra de cereal
Barra de cereal
Foto: Reprodução/ Monama

É boa  para o lanche das crianças e adultos. Em uma barrinha de 25g com apenas 89kcal, tem 3,4g de fibras e 1,5g de proteína. É feita com apenas cinco ingredientes 100% naturais e orgânicos, livre de aditivos e conservantes, livre de açúcar, livre de glúten e lácteos.

Mãe Terra - Indicada, com ressalvas

Por Renata Brasil

Barra de cereal
Barra de cereal
Foto: Reprodução/ Mãe Terra

É a barrinha cujos ingredientes são, em sua grande parte, naturais e também é fiel à propaganda do produto no rótulo. No entanto, também há adição de açúcar, como o açúcar demerara e o melado de cana (esse, apesar de ser de fonte natural). Possui boa quantidade de gorduras boas, que é a sua principal vantagem, porém uma quantidade de sódio muito alta. Deve ser consumido com moderação e com orientação profissional.

Nutry - Não indicada

Por Renata Brasil

Barra de cereal
Barra de cereal
Foto: Reprodução/ Nutry

Apenas marketing! O único ingrediente que compõe a barrinha de cereal que pode ser considerado saudável é o primeiro - cereais - e ainda sim, compõe uma parcela muito pequena em relação à composição total da barrinha. Os demais ingredientes são todos fontes de açúcares simples e/ ou gorduras saturadas e gorduras trans, principalmente o chocolate e o creme de avelãs, o que torna esse produto totalmente contraindicado do ponto de vista nutricional. Portanto é dito como completo falso saudável, principalmente porque não contém avelãs de forma significativa como diz a embalagem.

Levittá - Indicada

Por Clariana Colaço

Barra de cereal
Barra de cereal
Foto: Reprodução/ Levittá

A barrinha da Levittá é saudável e benéfica ao nosso corpo e contém apenas 6 ingredientes na composição. Apesar de parecer que tem poucas fibras, não tem poucas porque a barrinha tem apenas 10g. Então, ela é super indicada para quem deseja uma vida mais prática e saudável.

Hart's Natural - Indicada

Por Cristina Menezes

Barra de cereal
Barra de cereal
Foto: Reprodução/ Hart's Natural

É uma barrinha artesanal feita com ingredientes orgânicos (amêndoas, uva passas, quinoa, sementes de linhaça, gergelim, castanha do Pará). É uma barra de 30g com 139cal, adoçada com mel, tem 2,7g de fibras e 2,6g de proteína. Livre de corantes, aromatizantes e conservantes. Não contém glúten nem lácteos.

Conclusão

No geral, a sugestão das nutricionistas é buscar produtos que priorizem ingredientes 100% naturais em sua composição. “A barra de cereais é um lanche rápido e perfeito dentro de uma dieta equilibrada. Mas pode esconder diversos ingredientes indesejáveis à saúde”, alerta Cristina. “Se seu objetivo é evitar ganho de peso, por exemplo, o 'excesso de açúcar' não vai contribuir. Para evitar esse tipo de armadilha, fique atento ao rótulo da barrinha e lista de ingredientes”. 

Como ela sinaliza, se o açúcar aparece entre os primeiros itens, a barra não deve ser uma opção. Outra dica é priorizar cereais conhecidos, como aveia, quinoa e flocos integrais, além de frutas secas ou mix de oleaginosas. Segundo a nutricionista Clariana, esses são alimentos com ação antioxidante. 

“As frutas adoçam naturalmente e as oleaginosas são fontes de gorduras benéficas ao nosso corpo, então são sempre boas escolhas”, destaca. Para a nutricionista, vale a pena ainda investir em produtos ricos em fibras para auxiliar o funcionamento intestinal e promover saciedade.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade