PUBLICIDADE

Qual é tempo mínimo que você deve ficar em pé por dia para ser saudável?

Estudo revelou que pessoas mais saudáveis passavam menos tempo sentados; o ideal é não exceder o tempo de 6 horas por dia

3 mai 2024 - 14h05
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: iStock

Um número crescente de estudos indica que o sedentarismo está associado a diversos problemas de saúde, como ganho de peso, diabetes tipo 2, câncer e até mesmo uma vida mais curta. Mas quanto tempo devemos passar sentados, dormindo, em pé e nos exercitando diariamente? Essa questão foi abordada em um estudo recente publicado na revista científica Diabetologia.

Pesquisadores da Universidade de Tecnologia Swinburne, em Melbourne, Austrália, examinaram informações de mais de 2.300 voluntários, com idade média de cerca de 60 anos. Desses, um quarto tinha diabetes tipo 2. Durante oito dias, eles monitoraram suas atividades usando um pequeno dispositivo nas coxas para calcular o tempo total gasto sentado, em pé e dormindo. 

Além disso, fatores como histórico de tabagismo, nível educacional e dieta foram levados em consideração para evitar distorções nos resultados. Os pesquisadores então compararam os indicadores de saúde entre os participantes, incluindo circunferência da cintura e níveis de glicose e insulina.

Os resultados revelaram que aqueles com melhores indicadores de saúde passavam menos tempo sentados, mais tempo em pé e eram mais ativos fisicamente. Também observou-se que aqueles com diabetes tipo 2 e bons indicadores de saúde tendiam a ter uma quantidade ideal de sono.

Os pesquisadores enfatizaram a associação negativa entre comportamento sedentário e saúde cardiometabólica, destacando que menos tempo sentado e mais atividade física estão ligados a melhorias nos níveis de glicose, sensibilidade à insulina, gordura corporal e perfil lipídico.

5 exercícios para quem passa muito tempo sentado 5 exercícios para quem passa muito tempo sentado

Com base nesses resultados, a equipe sugere uma distribuição diária do tempo da seguinte forma:

  • Pelo menos 5h em pé;
  • Pouco mais de 2h para exercícios físicos;
  • Separar 2h para atividades leves, como tarefas domésticas; 
  • Ter 8h20 de sono;
  • Não exceder o tempo de 6h por dia sentado.

No entanto, os pesquisadores ressaltam que essas recomendações só trarão benefícios se forem seguidas regularmente.

Christian Brakenridge, autor do estudo e especialista em fisiologia do exercício na Universidade de Tecnologia Swinburne, ressaltou a importância de mover-se o máximo possível. 

“É claro que mover-se o máximo que puder é sempre encorajado quando grande parte da vida exige que estejamos sentados em frente a telas. Menos tempo sentado e mais tempo em pé, fazendo atividade física e dormindo dão grande impulso à nossa saúde cardiometabólica.", disse Brakenridge.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade