Qual o tempo ideal de caminhada por dia? Especialista explica
Personal trainer Caio Signoretti explica quanto tempo de caminhada é necessário para aproveitar os benefícios da atividade física
A caminhada é um exercício de baixo impacto, que pode ser facilmente inserido na rotina com o auxílio de aplicativos gratuitos que ajudam a organizar os treinos. Ainda assim, algumas pessoas podem ter dúvidas na hora de praticar a atividade.
Uma das dúvidas mais comuns é qual o tempo ideal de caminhada por dia, principalmente para quem deseja emagrecer. De acordo com o personal trainer Caio Signoretti, isso pode variar de acordo com a intensidade do treino.
"Se for 30 minutos de caminhada, vai gastar poucas calorias. Se for uma corrida mais forte, vai gastar mais calorias. Então, depende de fatores individuais e de intensidade", diz o profissional.
Defina seu treino
O especialista destaca que antes de iniciar a caminhada é necessário, portanto, procurar a ajuda de um profissional de educação física para avaliar o peso, altura e demais fatores para traçar uma rotina de treinos para determinar quantos minutos você deve caminhar por dia.
"Depende se é homem ou mulher. Quantos quilos essa pessoa pesa? Qual é o nível de treinamento dessa pessoa? Velocidade do metabolismo? Aí é que está o ponto: se uma pessoa não controlar a dieta, não vai conseguir emagrecer", complementa Signoretti.
Existe terreno ideal?
O personal trainer aproveita para esclarecer outra dúvida em relação à caminhada, dessa vez sobre o impacto do terreno no treino. Segundo ele, tanto faz caminhar em um terreno plano ou irregular. As variáveis podem ser aplicadas em qualquer superfície.
"A pessoa consegue fazer um bom treino em uma superfície plana e pode mexer na velocidade. Quanto mais rápido, mais força terá que imprimir no chão para correr. Para quem não quer trabalhar com velocidade, oscilações no terreno são interessantes", explica.
Ainda conforme o especialista, a caminhada é um exercício que não exige uma demanda de força muscular. Portanto, a atividade, isoladamente, não engrossa as pernas. Para conseguir atingir esse resultado é recomendado a prática de musculação ou até trocar a caminhada pela bicicleta.
Fonte: Sportlife