Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quanto mais brancos mais saudáveis os dentes? Existe uma coloração considerada ideal?

Cirurgião dentista explica que a cor dos dentes não é um indicativo direto da saúde deles

30 mai 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Muitas pessoas recorrem a tratamentos estéticos dentários para conquistar um sorriso perfeito, contudo, o cirurgião dentista afirma que a cor dos dentes não são um indicativo direto da saúde dental. Clareamento dental é seguro desde que supervisionado por um dentista e dentes saudáveis são caracterizados por ausência de dor, sensibilidade e outras características.
A cor natural dos dentes é influenciada por vários fatores
A cor natural dos dentes é influenciada por vários fatores
Foto: iStock

A busca por um sorriso perfeito tem levado muitas pessoas a recorrerem a tratamentos estéticos dentários para alcançar dentes mais brancos e brilhantes. A associação entre dentes brancos e saúde bucal levanta uma dúvida: dentes mais brancos são realmente os mais saudáveis?

Em entrevista ao Terra Você, o cirurgião dentista Adriano Rafael afirma que a cor dos dentes não é um indicativo direto da saúde dental. Dentes saudáveis podem variar em tonalidades de branco e amarelado. A saúde dos dentes, na verdade, depende de fatores como ausência de cáries, inflamação gengival e doenças periodontais.

Qual a cor natural dos dentes?

O dentista explica que a cor natural dos dentes é influenciada por vários fatores, incluindo genética, idade, hábitos alimentares, higiene oral e exposição a certos medicamentos ou substâncias durante o desenvolvimento dental.

“O esmalte dos dentes, que é naturalmente translúcido, permite que a cor da dentina subjacente se manifeste”, explica o especialista.

Clareamento dental é seguro?

O clareamento dental, quando realizado de forma correta e supervisionado por um dentista, é seguro, de acordo com Adriano Rafael. É essencial seguir as orientações do seu dentista para minimizar riscos.

No entanto, o uso excessivo de produtos clareadores pode levar à sensibilidade dental, danos ao esmalte e irritação gengival. “Produtos de clareamento devem ser usados conforme orientação do dentista para evitar efeitos adversos e garantir a segurança e eficácia do tratamento”, diz o especialista.

Como identificar dentes saudáveis?

Dentes saudáveis são caracterizados por ausência de cáries, integridade estrutural, ausência de dor e sensibilidade exagerada. 

“A gengiva saudável também é um indicativo importante, apresentando cor rosada, firmeza e ausência de sangramento durante a escovação e uso do fio dental”, destaca o profissional.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade