Quanto tempo depois de amamentar posso deitar o bebê?
Saiba quais são as práticas recomendadas e garanta uma amamentação tranquila e saudável, com os cuidados essenciais para o seu bebê
Mães e pais de primeira viagem (e até alguns já experientes) reúnem uma série de dúvidas sobre o bebê. Algumas delas se referem à amamentação, principal e mais recomendada forma de alimentar as crianças em seus primeiros meses de vida.
Com tamanha importância, uma lei sancionada em 2017 definiu o "Agosto Dourado", mês voltado para campanhas de incentivo ao Aleitamento Materno no Brasil. Na ocasião, são intensificadas palestras, eventos e divulgação nas redes sociais.
Diante disso, o Terra apoia a campanha respondendo algumas das principais questões sobre o assunto. As considerações são da enfermeira obstetra Karina Souza e da enfermeira Olga Carpi, especialista em Aleitamento e Aconselhamento. Confira:
Quantos minutos depois do bebê mamar posso deitá-lo?
A enfermeira Olga lembra que o bebê costuma estar deitado na maioria das posições em que mama. Portanto, não há tempo específico para colocá-lo dessa forma. Karina acrescenta que o recomendável é deixar a criança na posição vertical por pelo menos 20 minutos após a refeição para evitar refluxo e regurgitação.
Qual a melhor posição para o bebê dormir depois de mamar?
"A posição mais segura para colocar o bebê para dormir, tanto nos cochilos durante o dia, quanto no sono da noite, é a de barriga para cima, até completar um ano de vida. Isso diminui o risco de aspiração, caso a criança tenha regurgitação, vomite ou engasgue", ensina a enfermeira Karina. A indicação segue as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).
O que acontece se o bebê não arrotar e dormir?
As especialistas pontuam que o bebê pode, sim, regurgitar e se engasgar com o leite, o que pode vir a sufocá-lo. Mas essa não é a regra.
Elas chamam atenção para que os pais - ambos os responsáveis pela criança, e não apenas a mulher, sobrecarregada - precisam estar atentos e observar se existe algum sinal de que a criança está incomodada ou desconfortável. Se o bebê estiver tranquilo e sereno, não há motivo para pânico. Pode deixá-lo dormir na posição segura: barriga para cima e cabeça para o lado.
Quanto tempo depois de mamar pode trocar a fralda do bebê?
"Sobre a troca de fralda, o mais interessante é que seja feita assim que o bebê acorda, antes da mamada. Até para ajudá-lo a entrar em estado de alerta, ativo, para desempenhar todos os movimentos da mamada", destaca Olga.
Se não for possível, pode amamentar e só depois trocar a fralda. Em geral, isso depende da necessidade da própria criança. Recém-nascidos, por exemplo, costumam evacuar com mais frequência que crianças mais crescidas.