Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quantos banhos por dia são recomendados? Médico responde

11 abr 2025 - 14h42
Compartilhar
Exibir comentários
Tomar um banho por dia é importante para a saúde e higiene
Tomar um banho por dia é importante para a saúde e higiene
Foto: Freepik

A higiene pessoal é fundamental para a saúde, e o banho desempenha um papel importante nesse cuidado. Comentarista no "SP1", telejornal local da Globo em São Paulo, Marcio Rachkorsky surpreendeu ao revelar no Instagram, que não curte tomar banho com frequência.

"Eu não gosto muito de tomar banho. Às vezes fico dois, já fiquei três dias sem tomar banho. E não me incomodo que minha parceira fique sem tomar banho. Sou meio porquinho, mas é gostoso, acho uma delícia", disse Marcio.

Faz mal ficar muito tempo sem banho? Qual é a frequência ideal? 

"A falta de banho pode gerar acúmulo de gordura e debris celulares (restos de células ou tecidos) na pele. Esse acúmulo pode servir de substrato para a proliferação de bactérias e fungos, principalmente nas regiões seborreicas do corpo como tórax e dorso e nas regiões de dobras", explica o Dr. Caíque Costa Dias, dermatologista da Human Clinic. Essa proliferação pode levar a problemas como odor desagradável, irritações, coceira e infecções de pele.

"Um banho apenas é o ideal para ser tomado diariamente... Banhos excessivos podem tirar a proteção natural da nossa pele contra a desidratação e provocar secura na pele, além de predispor a dermatites em pacientes suscetíveis", complementa o especialista.

O banho elimina os resíduos de células mortas e gordura que se acumulam com o tempo. "Ele garante o equilíbrio da hidratação, pH e microbiota natural da pele, auxiliando sua principal função de ser barreira contra patógenos e dermatites", explica.

Além da frequência adequada, o Dr. Caíque Costa Dias recomenda outros cuidados essenciais durante o banho:

  • Utilizar sabonetes suaves e adequados para o tipo de pele
  • Evitar água muito quente
  • Secar a pele delicadamente com uma toalha macia
  • Aplicar um hidratante logo após o banho
  • Evitar o uso de buchas ou esponjas que possam agredir a pele.

"Cada pessoa tem necessidades individuais, e é importante consultar um dermatologista para obter orientações personalizadas sobre os cuidados com a sua pele", conclui o Dr. Caíque Costa Dias.

Simples Conteudo Simples Conteúdo
Compartilhar
Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade