Quatro recomendações para treinar no calor com segurança e eficiência
O equilíbrio lhe ajudará a treinar com segurança
A prática regular de exercícios físicos oferece diversos benefícios para a saúde. A diferença é que o Brasil está sendo "castigado" por temperaturas secas e nesse sentido saiba as quatro recomendações para treinar no calor com a ajuda do especialista técnico da Bio Ritmo Academia Bruno Baldin.
O quarteto de recomendações para treinar no calor
Hidratação consciente
Beber água é necessário não apenas durante os exercícios, mas ao longo de todo o dia. Manter-se bem hidratado ajudará a prevenir problemas de saúde e a melhorar o desempenho. Entre as consequências da desidratação estão mal-estar, dor de cabeça, falta de concentração e irritabilidade.
Roupas adequadas
Use roupas leves e respiráveis para ajudar a manter a temperatura corporal mais baixa e confortável. Procure por tecidos que não absorvam a água e ajudem a evaporar rapidamente o suor, tal qual poliéster e poliamida. Fuja do algodão, linho e outros tecidos naturais e mais pesados que "sugam" a água.
Melhor horário de treino
Para evitar o calor extremo, escolha os horários mais frescos do dia, como de manhã de preferência antes das 10h ou à noite após 16h. Isso ajudará a diminuir o desgaste físico e mal-estar relacionados às altas temperaturas, como desidratação, tontura, vômito e até desmaio.
Exercícios ideais
Nesses períodos, é importante evitar atividades ao ar livre e intensas, como treino de HIIT e em ambientes com altas temperaturas, como hot yoga, especialmente se possuir problemas cardiorrespiratórios ou de pressão arterial. Opte por caminhadas, treinos com menos carga e pilates. É importante consultar um especialista qualificado para fazer essa adaptação na rotina com segurança.