Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Quer diminuir o álcool? Ozempic pode ajudar muito, diz estudo

24 fev 2025 - 06h59
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Estudo mostra que o uso de semaglutida reduz o consumo de álcool em 30% em comparação com o placebo.
Quer diminuir o álcool? Ozempic pode ajudar muito, diz estudo:
Video Player is loading.
Current Time 0:00
Duration -:-
Loaded: 0%
4:29

OPS!

Erro

Pessoas que usam semaglutida para diabetes ou perda de peso também relataram uma redução no desejo por álcool. Um novo estudo confirma que pode haver fundamento nesses relatos, mostrando uma impressionante redução de 30% no consumo de álcool por dia de consumo entre aqueles que receberam o medicamento, em comparação com uma redução de apenas 2% com o placebo.

O psiquiatra da Universidade da Carolina do Norte, Christian Hendershot, e seus colegas descobriram que as injeções semanais de semaglutida, mais conhecida como Ozempic ou Wegovy, não apenas diminuíram o consumo entre aqueles com sintomas de transtorno por uso de álcool em comparação com o placebo, mas também reduziram os desejos dos pacientes.

Por isso, Hendershot e sua equipe testaram a semaglutida em um ensaio clínico de fase 2. O estudo envolveu 48 pacientes com idade média de aproximadamente 40 anos, todos atendendo aos critérios diagnósticos para transtorno por uso de álcool, embora não estivessem buscando tratamento.

Cada participante tinha um histórico de consumo superior a 7 doses por semana para mulheres ou 14 para homens, no último mês. Isso incluía pelo menos dois episódios de consumo excessivo, definidos como quatro ou mais doses para mulheres e cinco ou mais para homens.

Durante nove semanas, os participantes receberam uma dose semanal de semaglutida ou um placebo. Eles foram orientados a registrar seus níveis de desejo por álcool e o consumo ao longo do estudo.

Embora o número total de dias de consumo não tenha mudado significativamente durante o ensaio, no segundo mês, quase 40% do grupo que recebeu semaglutida não teve episódios de consumo excessivo, em comparação com 20% do grupo placebo.

"A semaglutida reduziu significativamente o desejo por álcool e o número de doses consumidas por dia de consumo", escreveram Hendershot e sua equipe no artigo.

Os pesquisadores também observaram uma redução no tabagismo, embora esse achado tenha ocorrido em um subgrupo muito pequeno – apenas sete pessoas no grupo placebo e seis no grupo tratado.

Os pacientes envolvidos no ensaio tinham até níveis moderados de transtorno por uso de álcool, o que significa que os resultados podem não se aplicar a pessoas cujo consumo de álcool já atingiu níveis que as levam a buscar tratamento. No entanto, os resultados certamente justificam uma investigação mais aprofundada.

"Esses dados sugerem o potencial da semaglutida e de medicamentos semelhantes para preencher uma lacuna no tratamento do transtorno por uso de álcool", afirma a endocrinologista Klara Klein, da Universidade da Carolina do Norte. "Estudos maiores e mais longos, envolvendo populações mais amplas, são necessários para entender completamente a segurança e a eficácia desse medicamento em pessoas com transtorno por uso de álcool, mas esses primeiros resultados são promissores."

Porém, como acontece com todos os medicamentos, é importante lembrar que alterar nossa bioquímica pode ter consequências. Os possíveis efeitos colaterais do uso da semaglutida incluem desde náuseas até a redução do tamanho do músculo cardíaco. Ainda estamos descobrindo os impactos de longo prazo desse medicamento no corpo humano.

Fonte: Science Alert

Assista ao vídeo com o comentário de André Forastieri.

(*) André Forastieri é jornalista, empreendedor, Top Voice LinkedIn e fundador da plataforma Homework. Se você curtiu esse vídeo e quer receber conteúdos exclusivos, assine sua newsletter aqui, é grátis: andreforastieri.com.br.

Homework Homework
Compartilhar
Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade