Raquele, do BBB 24, quer fazer cirurgia de redução de mamas
Médica explica quando o procedimento é necessário e como ele é feito; sister diz que sofre com dores na coluna
Durante uma conversa com a sua colega de confinamento Giovanna Lima, a Raquele Cardozo, participante da atual edição do Big Brother Brasil, revelou que sofre com dores na coluna e dificuldade para encontrar roupas devido ao tamanho dos seios e, por isso, um dos seus sonhos é realizar a cirurgia de redução de mama.
De acordo com a Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, o procedimento, conhecido como mamoplastia redutora, é uma boa indicação para pacientes que se encontram nessa situação.
" Seios grandes e pesados, muitas vezes desproporcionais ao corpo, podem causar uma sobrecarga da coluna e da musculatura da região, provocando dores e, a longo prazo, prejudicando a postura, com inclinação dos ombros e pescoço para frente, o que é chamado de cifose", afirma e especialista.
Por aí, existem alguns produtos milagrosos que prometem diminuir o tamanho dos seios, no entanto, a especialista alerta que não há comprovação científica de que eles realmente funcionam. "Por isso, se você tem seios excessivamente grandes, o mais importante é buscar um cirurgião plástico", ressalta.
"Enquanto em alguns casos uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos podem ajudar a diminuir o tamanho, em outras ocasiões a mamoplastia redutora pode ser a opção mais adequada", completa.
Vale lembrar que o problema pode afetar negativamente a autoestima e a qualidade de vida, interferindo até mesmo na prática de exercícios físicos.
O que é a cirurgia de redução de mamas?
A mamoplastia redutora remove o excesso de glândulas mamárias, pele e gordura da região e reposiciona as mamas para que elas fiquem proporcionais ao restante do corpo.
"As incisões para o procedimento podem ser feitas em volta da aréola dos seios, em formato de T invertido ou ainda em L, iniciando-se ao redor da aréola e continuando por uma linha vertical até a base do seio e outra linha horizontal no sulco mamário", explica.
O tamanho, o formato e a visibilidade das cicatrizes após a operação variam de acordo com cada caso. " De maneira geral, quanto maior o tamanho das mamas, maiores serão as cicatrizes", diz.
De acordo com a médica, hoje, existe a possibilidade de fazer o procedimento pelo SUS, porém apenas com a comprovação de que o tamanho dos seios gera um impacto significativo na saúde física e mental do paciente. "E, ainda assim, é necessário enfrentar uma longa lista de espera", fala ela.
Quais cuidados ter no pré e pós-operatório?
Os cuidados pré-operatórios da cirurgia de redução de mamas envolvem:
- Realizar todos os exames laboratoriais solicitados pelo médico;
- Parar o uso de cigarro e o consumo de bebidas alcoólicas na semana anterior ao procedimento;
- Fazer um jejum de sólidos e líquidos oito horas antes.
Já no pós-operatório, que dura, em média, um mês, é preciso que o paciente durma de barriga para cima, utilize um sutiã especial de sustentação e evite exercícios físicos, esforços ou muitos movimentos com os braços.
A Dra. Beatriz acrescenta que o procedimento só pode ser feito após os 18 anos e que os resultados já são visíveis logo após o término da cirurgia.