Recém-nascida com coronavírus recebe alta da maternidade
No décimo dia de vida, Rebeca foi testada porque havia apresentado um problema gastrointestinal, um sintoma menos recorrente da doença
A recém-nascida que foi diagnosticada com o novo coronavírus no Hospital e Maternidade Santa Joana, na cidade de São Paulo, teve alta na manhã de quinta-feira, 9. A bebê, de nome Rebeca, estava isolada na UTI Neonatal exclusiva, sem proximidade com pacientes.
No décimo dia de vida, Rebeca foi testada para o coronavírus porque havia apresentado um problema gastrointestinal, apesar de ser um sintoma menos recorrente da doença causada pela covid-19. Os sintomas mais comuns são tosse seca, febre e dificuldade para respirar.
A mãe, Michele, que visitava a bebê na UTI Neonatal, também havia contraído o coronavírus e era assintomática.
A transmissão da covid-19 no período neonatal (entre o nascimento e os 28 dias de vida) pode acontecer de duas formas, segundo a literatura médica. Pode ser tanto uma transmissão vertical, no periparto, como horizontal, após o nascimento. Como o diagnóstico de Rebeca aconteceu no décimo dia de vida, o hospital não conseguiu definir a forma de transmissão.
Com a alta dela, o Santa Joana não registra, no momento, casos de bebês com coronavírus.