Recém-nascidos: 4 dicas para seu bebê dormir melhor
Alguns mitos e desinformações atrapalham a rotina de sono dos recém-nascidos, o que é um desafio para a família e também para o bebê
Dentre tantos desafios que surgem com a chegada de um recém-nascido, o sono é com certeza um dos maiores obstáculos para a família. Segundo a especialista em sono do bebê, Eliana Dias, é normal que isso aconteça. O importante é saber lidar com a nova rotina, para que não atrapalhe nem os pais, nem o recém-nascido.
4 passos para melhorar o sono do bebê
Eliana destaca que é possível adequar o sono do bebê com estratégias simples, que consideram as necessidades do recém-nascido. Alguns passos que podem ajustar a rotina de sono. Confira:
1) Estabeleça uma rotina consistente
Tente criar um horário de sono regular para o bebê, com horários para a soneca e para a noite. Segundo Eliana, a própria rotina se torna uma associação positiva, pois o bebê já percebe o que antecede o sono e todo o ritual que o envolve.
2) Crie um ambiente tranquilo
"Sem o uso de telas, com a luz baixa ou totalmente apagada, sem barulhos ou agitação. Tudo isso ajuda a melhorar o sono da criança e deixá-la descansada para os dias de aula", destaca a especialista.
3) Entenda o ritmo do seu bebê
Os recém-nascidos têm uma rotina diferente das demais pessoas, o que segue até o terceiro mês. Nessa fase, o bebê pode ir de 14 a 17 horas de sono, despertando a cada três ou quatro horas. Por isso, é importante entender esse ritmo e não acabar confundindo.
4) Não deixe seu bebê sem dormir durante o dia
Alguns pais entendem que para que o recém-nascido durma melhor durante à noite, o ideal é que evitem as sonecas durante o dia. No entanto, isso é um mito, adverte Eliana. "Deixe seu filho dormir o necessário, pois isso não atrapalha o sono da noite, pelo contrário", afirma.