Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Reconsagração do ventre: o que é, para que serve e quando fazer

Prática milenar resgata autoconfiança e melhora os relacionamentos

7 nov 2024 - 10h28
Compartilhar
Exibir comentários
reconsagração do ventre
reconsagração do ventre
Foto: Pexels / Personare

O útero é responsável por guardar as memórias celulares do que vivemos nos relacionamentos, desde experiências sexuais até a maternidade, de culpas a traumas. Por promover a limpeza desse "baú de memórias", a Reconsagração do Ventre pode transformar a nossa vida amorosa.

Se você quer entender melhor o que é a Reconsagração do Ventre, para que serve, quando e como fazer, a gente te conta tudo a seguir.

💁‍♀️ Você sabia que tem uma academia completa dentro do seu útero? Entenda aqui sobre ginástica íntima

O que é a Reconsagração do Ventre?

Conhecida nos últimos cinco anos como "desbloqueio das memórias do útero", "limpeza uterina" ou "purificação do útero", a Reconsagração do Ventre é uma técnica que visa liberar as memórias que ficam registradas no útero.

Estamos falando de experiências relacionadas ao amor, à maternidade, aos pais e à identidade geral de uma pessoa.

Além disso, ele armazena memórias da sexualidade, experiências como paqueras, o primeiro beijo e a primeira menstruação, entre outros momentos marcantes da vida.

O problema é que essas emoções negativas acumuladas tendem a se concentrar no útero e ficam estagnadas por anos, causando problemas de saúde e autoestima.

Por isso, a Reconsagração do Ventre ajuda a limpar essas memórias e abrir espaço para novas oportunidades e para a vida fluir. Entenda mais aqui sobre limpeza uterina e a gestação de novos sonhos.

Para que serve a Reconsagração do Ventre?

As emoções negativas acumuladas tendem a se concentrar no útero e ficam estagnadas por anos. O problema de manter estes registros emocionais e nocivos no útero é que prejudicam nosso organismo, causando distúrbios no ciclo menstrual, cólicas menstruais intensas e condições como miomas e ovários policísticos.

Isso porque, segundo as medicinas antigas, as doenças que se manifestam no corpo podem ter um fundo emocional. Entenda melhor aqui a relação entre doenças ginecológicas e emoções.

Durante a prática de Reconsagração do Ventre, o corpo é ativado para se libertar de crenças limitantes, repressões religiosas, culturais ou familiares, bem como mágoas, culpas, ódios e inseguranças, entre outras emoções negativas.

Além disso, como o útero gesta, cria e guarda, ele também atua como um filtro que pode armazenar energias negativas do ambiente. Portanto, manter a saúde uterina é crucial.

🌸 Entre para o grupo de WhatsApp sobre Saúde e Ginástica Íntima

O que acontece com o corpo na prática?

Ao realizarem a prática, muitas mulheres relatam a ocorrência de cólicas, semelhantes às cólicas menstruais, pois o corpo responde fisicamente à terapia, liberando as emoções retidas.

Alguns casos ainda relatam adiantamento da menstruação ou um aumento no fluxo menstrual após a reconsagração. São muitos os sinais que conferem credibilidade à técnica.

Isso acontece, pois durante a vivência o corpo recebe comandos de liberação destas emoções e responde fisicamente à terapia.

Como saber se meu útero está bem?

Nosso corpo sempre dá sinais, com o útero não é diferente. Quando este órgão funciona perfeitamente, podemos sentir o amor mais facilmente, sem muitas travas, assim como libido e criatividade.

Veja alguns indícios de que seu útero está bem:

  • Menstruação regulada, porque, caso já tenha alcançado a menopausa, os sintomas são brandos ou confortáveis.
  • Libido satisfatória e boa expressão das vontades sexuais ou nos comportamentos conforme quer.
  • Criatividade em alta, refletindo em produtividade tranquila.
  • Ausência de alterações orgânicas ou físicas relacionadas ao útero, ovários, vagina, vulva ou níveis hormonais.
  • Relações amorosas bem resolvidas

Caso você sinta alguns desses sintomas, considere fazer a Reconsagração do Ventre para a vida poder fluir novamente.

Quando fazer?

Podemos fazer a Reconsagração do Ventre em qualquer momento e ter ótimos efeitos, mas, quando é possível, faça durante a menstruação. Afinal, podemos potencializar a limpeza natural feita no útero nesta fase do ciclo.

Contudo, friso novamente, pode-se fazer a prática em qualquer fase do ciclo.

Também é indicado fazer na semana ou no dia do seu aniversário, porque, assim, é possível limpar as memórias negativas do último ciclo de vida e possibilitar a abertura de uma nova fase.

As técnicas de Pompoarismo (que você pode aprender aqui) podem ajudar nessa limpeza e a melhorar a sua saúde íntima, autoestima e prazer,

Situações indicadas para a Reconsagração do Ventre:

  • Término de relacionamento amoroso, ajudando a cortar laços emocionais e liberar memórias energéticas.
  • Situações de pós-abortos, sejam espontâneos ou provocados.
  • Ao passar por grandes transformações, pois a técnica pode acelerar o processo de mudanças, gerando oportunidades.

Frequência ideal?

A frequência da Reconsagração do Ventre varia conforme a situação pessoal. No entanto, é recomendável que todas as mulheres considerem fazê-la pelo menos uma vez na vida, principalmente se enfrentarem bloqueios uterinos, patologias uterinas, desafios no amor, padrões negativos de comportamento ou pensamentos.

Como saber se você está com bloqueio uterino? Por exemplo, quando você está repetindo um padrão de comportamento semelhante a alguém da família ou atraindo para a sua vida as mesmas situações amorosas.

Como fazer a Reconsagração do ventre

A reconsagração precisa ser guiada por uma pessoa habilitada para isso, pois existe um ritual que deve ser seguido para a técnica surtir efeito. Confira a Reconsagração do Ventre que eu ofereço aqui.

Entenda o passo a passo da reconsagração:

  1. Primeiro você prepara o ambiente para se conectar às emoções, para deixá-lo limpo, organizado e confortável.
  2. Pode usar luzes fracas ou coloridas para trazer um clima mais favorável aos estímulos visuais, uma música de relaxamento ou que te estimule as emoções.
  3. Depois, usufrui de vários materiais para facilitar as dinâmicas e entendimento do cérebro para que ele entre no processo, fazendo a fisiologia reagir.
  4. Sente com a coluna ereta e comece a se conectar com seu útero. Perceba que ali está guardado e o que ele sente. Vá se conectando a cada emoção.
  5. Por fim, ressignifique as emoções, as situações, até que comece a agradecer e lotar seu útero de emoções positivas.
  6. É interessante desenhar ou escrever tudo que viu e sentiu.

Essa é a sequência resumida do que fazemos na reconsagração. Mas, na verdade, cada uma dessas fases carrega uma série de práticas particulares.

O post Reconsagração do ventre: o que é, para que serve e quando fazer apareceu primeiro em Personare.

Roberta Struzani (fisioterapia.roberta@gmail.com)

- Especialista em Sexualidade e Ginecologia Natural. Pioneira no estudo de Ginástica Íntima e Reconsagração do Ventre no Brasil, contribuiu para a formação de diversas terapeutas e desenvolveu um trabalho personalizado que traz benefícios para a saúde da mulher, do físico ao emocional.

Personare
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade