Rei Charles é diagnosticado com câncer, diz Palácio de Buckingham
O rei Charles do Reino Unido, de 75 anos, foi diagnosticado com um tipo de câncer e adiará os seus deveres públicos enquanto passa por tratamento, afirmou o Palácio de Buckingham nesta segunda-feira.
Charles, que se tornou rei em setembro de 2022 após a morte da sua mãe, a rainha Elizabeth, está "totalmente otimista" em relação ao tratamento e ansioso para retornar aos seus afazeres públicos o mais rápido possível, disse o palácio.
O rei passou três noites no hospital mês passado, onde foi submetido a um procedimento de correção para próstata aumentada. O palácio afirmou que um problema separado foi identificado durante a visita ao hospital, mas não deu mais detalhes além de dizer que o rei tem "um tipo de câncer".
Uma fonte real afirmou que não é câncer de próstata.
"Sua Majestade começou nesta segunda-feira um cronograma de tratamentos regulares, durante o qual foi aconselhado pelos médicos a adiar seus deveres públicos", disse o palácio.
"Durante esse período, Sua Majestade continuará tratando dos assuntos de Estado e dos documentos oficiais como de costume".
O príncipe Harry, filho mais novo do rei Charles, falou com seu pai sobre o diagnóstico de câncer e viajará ao Reino Unido para visitá-lo nos próximos dias, afirmou uma fonte próxima ao príncipe.
O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, enviou seus votos de melhoras ao rei pela plataforma de rede social X. "Não tenho dúvida de que ele retornará com força total em instantes e sei que todo o país deseja que ele fique bem", afirmou.