Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Roll-on, spray ou creme? Qual é o melhor desodorante para eliminar odores?

Dermatologista explica eficácia dos desodorantes na eliminação de odores corporais

2 jan 2024 - 12h11
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: iStock

Em meio às prateleiras repletas de opções e a busca pela eficácia contra a transpiração, a escolha do desodorante certo para combater odores corporais pode parecer desafiadora. 

A médica dermatologista Nicolly Machado explica que a eficácia dos desodorantes na eliminação de odores pode variar de acordo com o tipo escolhido, mas não existem diferenças significativas entre roll-on, spray e creme. 

A escolha do tipo de desodorante geralmente se baseia nas preferências pessoais e na comodidade de uso. Quanto à saúde da pele nas axilas, cada tipo de desodorante possui considerações específicas. 

“O roll-on é geralmente suave e pode ser uma boa opção para pessoas com pele sensível, pois contém menos ingredientes irritantes. O spray pode ser irritante para algumas pessoas devido ao álcool presente na fórmula. O creme, por sua vez, pode ser mais hidratante, o que pode ser benéfico para quem tem pele seca”, diz a especialista.

Foto: iStock

De acordo com a médica, os ingredientes mais eficazes em desodorantes para combater o odor corporal são os antitranspirantes, que contêm compostos como cloreto de alumínio e zircônio. 

“Esses ingredientes ajudam a reduzir a transpiração e, consequentemente, o odor. No entanto, algumas pessoas podem ser sensíveis a esses ingredientes e devem evitá-los se apresentarem reações adversas”, diz Nicolly.

Para minimizar os efeitos colaterais, como irritações ou alergias, é importante escolher um desodorante adequado ao tipo de pele. Pessoas com pele sensível devem optar por desodorantes livres de fragrâncias, corantes e álcool. 

Quanto à duração da proteção, esse fator pode variar entre os diferentes tipos de desodorantes. Em geral, os antitranspirantes, independentemente da forma de apresentação, tendem a oferecer uma proteção mais duradoura contra odores, uma vez que reduzem a transpiração. 

É importante ressaltar que, em casos de reações adversas persistentes ao uso de desodorantes ou caso não haja o efeito desejado com o uso e odor permanente, é recomendado consultar um dermatologista para uma avaliação mais precisa e indicação de produtos adequados às necessidades individuais e até tratamento para doenças específicas, com antibióticos agem nas bactérias que causadoras o odor do local persistente.

Quais alimentos contribuem para o mau odor corporal? Quais alimentos contribuem para o mau odor corporal?

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade