Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saiba o que é a miopia e a pseudomiopia e como elas afetam as crianças

Especialista explica que a condição pode sofrer influência do uso de telas

13 nov 2024 - 11h47
Compartilhar
Exibir comentários

A miopia é um dos problemas de visão mais recorrentes do mundo. Essa condição acarreta uma dificuldade para enxergar à distância e é muito incidência entre crianças e adolescentes. Dessa forma, tornou-se uma questão de saúde pública que impacta diretamente na qualidade de vida dos indivíduos. 

Realizar exames oftalmológicos regularmente é uma das medidas de prevenção mais efetivas / Foto: Shutterstock
Realizar exames oftalmológicos regularmente é uma das medidas de prevenção mais efetivas / Foto: Shutterstock
Foto: Saúde em Dia

De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, diretor executivo do Instituto Penido Burnier de Campinas, a miopia pode ser resultado de uma herança genética, quando a criança herda o gene de um ou de ambos os pais. Porém, também pode se associar ao estilo de vida.  

Atualmente, o uso excessivo de telas e falta de atividade ao ar livre sob o sol são os maiores estímulos ambientais que estão aumentando a miopia global. Isso porque o esforço visual para enxergar de perto pode causar espasmo nos músculos ciliares, os quais movimentam o cristalino, anulando temporariamente a visão de longe e deixando-a embaçada.

De acordo com um levantamento feito pelo especialista que levou em conta 360 crianças de 9 e 13 anos que chegavam a ficar até 6 horas usando telas,  12% apresentaram miopia e 9% se tornaram pseudomíopes.

A pseudomiopia tem se tornado muito recorrente. Ela se caracteriza pela dificuldade em focar objetos distantes, podendo ser acompanhada de outros sintomas. Diferentemente da miopia, nessa condição os sinais devem desaparecer após um período de descanso dos olhos. Esse cenário é alarmante e demonstra a influência dos hábitos no desenvolvimento da doença da visão.

Tratamento da miopia

Para quem quer se livrar dos óculos e lentes de contato, mas não pode passar pela cirurgia refrativa, o profissional destaca que uma boa opção é a lente ortoceratológica. Ela possibilita aplanar a córnea durante a noite, proporcionando uma boa visão durante o dia.

Além disso, também se indica o uso de lentes de contato ou óculos com arcos concêntricos invisíveis. Eles impedem que o grau da miopia entre crianças ultrapasse 6 dioptrias e cause doenças que podem cegar. É o caso da aretinopatia mióptica, do descolamento de retina, do glaucoma e da catarata.

Prevenção

Para prevenir doenças da visão como a miopia e a pseudomiopia é fundamental realizar exames oftalmológicos. Por isso, se indica a realização de consultas frequentes com profissionais, a fim de diagnosticar e tratar o quanto antes. 

Além disso, o especialista explica que é possível evitar a condição a partir da adoção de alguns hábitos relacionados ao uso de telas. Confira as principais dicas abaixo. 

  • Descanse os olhos a cada 20 minutos
  • Pratique atividades físicas ao ar livre sob a luz do sol. Assim, há o fortalecimento das fibras de colágeno da córnea e da esclera
  • Evite o consumo exagerado de açúcar. Isso porque ele aumenta a produção de insulina, impactando no crescimento do eixo óptico, que é maior no míope
  • Pisque voluntariamente diante das telas para lubrificar mais os olhos
  • Evite o uso de colírio por conta própria ou compartilhado com outras pessoas
Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade