Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saiba o que são moscas volantes e qual seu impacto na visão

Especialista explica as causas da condição e ressalta a importância da avaliação profissional

22 nov 2024 - 13h56
Compartilhar
Exibir comentários

Você sabe o que são as chamadas moscas volantes? Essa condição é presente na visão de algumas pessoas que regularmente enxergam pontos de diferentes formatos e que se movem junto com os olhos. Esse fenômeno é natural e geralmente não apresenta riscos. Ainda assim, pode apresentar grande incômodo visual, afetando a qualidade de vida. 

Quando a condição se associa a causas graves é fundamental buscar um oftalmologista / Foto: Shutterstock
Quando a condição se associa a causas graves é fundamental buscar um oftalmologista / Foto: Shutterstock
Foto: Saúde em Dia

Os pontos escuros que surgem na visão também podem indicar problemas oculares que necessitam de atenção e cuidados particulares. Embora sejam recorrentes, em especial a partir do envelhecimento, especialistas recomendam que os indivíduos que sofrem com a condição atentem-se à frequência e intensidade dos sinais.  

Segundo o oftalmologista Antônio Sardinha, as moscas volantes resultam da degeneração e do envelhecimento do vítreo. Este, é uma substância gelatinosa no interior do olho.

"Essa alteração é comum com o envelhecimento ocular e, na maioria dos casos, não se associa a doenças que requerem tratamento. No entanto, em algumas situações, pode indicar rupturas na retina, uveítes, hemorragias ou descolamento de retina, que são condições sérias e exigem atenção imediata", explica o especialista do Hospital de Olhos de Cuiabá (HOC).

Além disso, o especialista esclarece que em alguns casos pode haver risco de perda da visão, como no descolamento da retina, por exemplo. "Se os sintomas persistirem, é fundamental procurar um oftalmologista de confiança para uma avaliação. O diagnóstico preciso e o tratamento precoce são essenciais para a preservação da visão", orienta.

Por isso, se indica que pessoas que já contem com histórico familiar de problemas na retina ou que já passaram por cirurgias oculares redobrem a atenção com os sintomas. "Pacientes com esses fatores de risco precisam ser avaliados com mais frequência, pois têm maior probabilidade de desenvolver alterações que podem comprometer a visão", conclui o especialista.

Aspecto das moscas volantes

  • Manchas escuras ou pequenos pontos pretos
  • Fios ou cordões de aspecto gelatinoso deslizando no campo de visão
  • Fragmentos que lembram teias de aranha

Tais sinais podem se apresentar a partir do olhar fixo para paredes lisas de cor única, ou ainda durante o processo de leitura. 

Tratamento

No geral, a condição não necessita de tratamento. Entretanto, quando se associa a causas graves é fundamental buscar um oftalmologista para avaliar o caso individualmente. Dessa forma é possível optar pela melhor abordagem, preservando a qualidade de vida e o bem-estar.  

Sendo assim, quando as moscas volantes assumem proporções que atrapalham a visão, pode-se sugerir alguns procedimentos. Confira os principais abaixo. 

  • Vitrectomia

A vitrectomia é uma cirurgia que ocorre a partir de uma pequena incisão. Por meio dela é possível remover o vítreo do olho, substituindo-o por uma solução que mantém a forma do olho. Posteriormente, o corpo forma um novo vítreo que substitui a solução.

  • Terapia à laser

A terapia utiliza um laser em direção aos resíduos no vítreo, quebrando-os e deixando-os menores e menos visíveis. Esse tratamento ainda está em fase experimental e não se utiliza com frequência.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade