10 hábitos que deixam os dentes mais sensíveis
Escovar os dentes forte demais e várias vezes ao dia pode contribuir para o aparecimento da sensibilidade dental
Sensibilidade dental é aquela fisgada aguda no dente que sentimos em determinadas situações como quando tomamos sorvete. Ela costuma acontecer quando a camada protetora do dente (esmalte) se desgasta e deixa exposta a dentina (parte mais interna). A dentina é cheia de pequenos canais que vão até o nervo dental. Com tudo isso exposto, a sensibilidade aparece e atormenta suas vítimas.
Existem hábitos aparentemente inofensivos que facilitam esse desgaste e com isso aumentam as chances de sensibilidade dental, por isso, se você quer fugir desse tipo de problema veja quais são eles e passe a evita-los de agora em diante.
1.Escovar os dentes com excesso de força
Uma escovação perfeita não depende de força e sim de jeito. “Se além da força, as cerdas da escova ainda forem duras, há uma grande chance de elas desgastarem o esmalte dental e causarem retração gengival”, diz Adriana Honji, técnica em Saúde Bucal da clínica Well Clinic.
2.Comer alimentos/bebidas ácidas
Substâncias ácidas têm o poder de desmineralizar o esmalte do dente e assim, o desgastar. “São exemplos: refrigerantes, vinhos, vinagre, café, laranja, sucos industrializados e bebidas energéticas”, diz Adriana. Alimentos muito doces também devem ser evitados porque eles estimulam as bactérias da boca a produzirem mais ácidos.
3.Escovar os dentes logo após comer alimentos ácidos
Calma, sua mãe não mentiu para você. Mas no caso da ingestão de certos alimentos, a escovação deve esperar um pouco. “O ácido dos alimentos que ficam impregnados nos dentes mais o atrito da escova pode aumentar o desgaste dental. Indica-se esperar 10 minutos para realizar a escovação”, diz a especialista.
4.Fazer clareamento dental sem supervisão
Clareamento de internet com substâncias como o bicarbonato de sódio não devem ser feitos em casa sem a supervisão de um especialista. Esse produto é bastante abrasivo e pode causar danos irreversíveis ao esmalte dental.
5.Bruxismo
O bruxismo é o habito de apertar ou ranger os dentes. Esse movimento, muitas vezes involuntário, causa um atrito forte entre eles e, se não tratado, pode desgastar o esmalte ou até quebrar o dente. Em alguns casos é possível tratar o problema com o uso de placas ou até mesmo relaxantes musculares para tirar o paciente da fase aguda.
6.Escovar os dentes muitas vezes ao dia
Escovar os dentes também não é uma questão de quantidade. Pelo contrário, esfrega-los demais pode causar sensibilidade dental. “O atrito em excesso da escova nos dentes junto com a técnica de escovação errada pode causar desgastes excessivos”, diz Adriana. A quantidade ideal ainda divide opiniões, mas acredita-se que seja em média 3 vezes ao dia, com prioridade para as escovações noturnas.
7.Usar enxaguantes inadequados
O uso de enxaguantes sempre deve ser orientado pelo dentista, pois aqueles que têm álcool na composição podem causar sensibilidade.
8.Usar os dentes para morde/abrir coisas
O habito de abrir coisas com os dentes, mastigar a tampa da caneta ou roer unhas pode causar desgastes e lascas nos dentes, assim o esmalte fica mais fraco e expõe a dentina, causando a sensibilidade.
9.Mastigar errado
Você sabe como é o jeito certo de mastigar? Pois bem, pergunte ao seu dentista, pois triturar os alimentos de forma errada (causando uma má distribuição das forças mastigatórias) desgasta os dentes, causa sensibilidade, problemas de mordida e até dores de cabeça.
10.Fugir das consultas odontológicas
Muitos problemas são causados pela falta de informação e principalmente pela ausência da higiene bucal. “Por isso, consultar um dentista com frequência é uma das melhores maneiras de garantir o seu bem-estar. Entender quais são as causas de um problema bucal e como devemos preveni-los desde cedo contribuem para uma vida bucal saudável”, diz a especialista.