A polêmica do dente de ouro
O acessório tem alguma utilidade ou é apenas um item fashion?
Parece que a moda dos dentes banhados à ouro está de volta! Popular entre as celebridades internacionais, a ideia de ter um dente de ouro não é novidade para nós brasileiros.
Antigamente, o ouro era uma das ligas metálicas mais utilizadas por dentistas em restaurações devido a sua resistência. O procedimento sempre foi muito caro por se tratar de um material precioso. Por isso ter um ou mais dentes de ouro era um símbolo de status financeiro.
O material foi substituído por outras ligas metálicas mais financeiramente acessíveis, como amálgama, resina e porcelana. Mesmo assim o dente de ouro continua popular como uma opção estética.
A faceta de ouro é confeccionada em laboratórios de prótese dentária e adaptado para o paciente pelo dentista. Funciona como uma espécie de revestimento, uma “capinha” que pode ser removida e tem aplicação indolor.
Interessado nessa tendência? O valor não gera muitos sorrisos. Dentes de ouro podem chegar a custar R$10.000 cada se o procedimento for feito com um bom profissional dentista e materiais de qualidade.