Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ana Cláudia Michels é madrinha de programa humanitário bucal

O programa ocorrerá em Santarém, no Pará, e realizará 60 cirurgias, além de ampliar os estudos para a prevenção da malformação

1 ago 2014 - 08h01
(atualizado às 10h04)
Compartilhar
O evento ocorrerá de 11 a 16 de agosto e contará com a presença da modelo Ana Cláudia Michels, madrinha da ação
O evento ocorrerá de 11 a 16 de agosto e contará com a presença da modelo Ana Cláudia Michels, madrinha da ação
Foto: Operação Sorriso / Divulgação

O Programa Humanitário da Operação Sorriso (OS), que realiza gratuitamente cirurgias em pacientes portadores de fissura labiopalatina e fissura labial, fará este ano sua missão na cidade de Santarém, no Pará. O evento ocorrerá de 11 a 16 de agosto e contará com a presença da modelo Ana Cláudia Michels, madrinha da ação.

A escolha do local, que é palco da ação pela oitava vez, se deu por conta de um estudo feito em parceria entre o Centro de Estudos de Genomas da USP e a Operação Sorriso. Foi constatado que, por razões genéticas, a cidade é responsável por um grande número de casos de pacientes com fissuras labiopalatinas.

Por isso que dessa vez a idéia é aumentar o número de pacientes que serão estudados para que seja possível descobrir formas de prevenir tanta incidência desta malformação.  O programa também vai realizar 60 cirurgias corretivas em crianças e adultos com o problema. “A preocupação da Operação Sorriso em todo o mundo é realizar um programa humanitário de qualidade. Recebemos pessoas que precisam de ajuda e queremos que se sintam acolhidas”, diz Luciana Garcia, coordenadora dos programas humanitários da Operação Sorriso.

Desde 2007, já foram realizadas em Santarém mais de 11 mil consultas em pacientes. Mais de 500 pessoas foram operadas e mais de 700 procedimentos cirúrgicos foram feitos durante os programas humanitários no Pará. 

Como participar

Para participar da seleção, basta comparecer na data e no local indicado e levar documentos de identificação (no caso de crianças, é necessário também o documento dos responsáveis) e um exame de sangue feito a menos de seis meses. Para quem for de fora da cidade a organização oferecerá hospedagem gratuita, transporte do alojamento até o hospital e alimentação sem custo.

Quem não passar pelo processo de seleção, será avaliado cadastrado tanto para tratamento em futuros programas da Operação Sorriso, quanto para atendimento na Casa da Criança. 

Atendimento pós-operatório gratuito

Também no dia 11 de agosto, os voluntários da Operação Sorriso farão uma avaliação pós-operatória dos 69 pacientes que já fizeram a cirurgia para correção de fissura labiopalatina e/ou fenda palatina em dezembro de 2013. “É nesse momento que avaliaremos o resultado da cirurgia anterior e se há necessidade de uma nova cirurgia, os tratamentos necessários e até mesmo a alta cirúrgica”, comenta Luciana Garcia. 

Para ajudar

Quem quiser ajudar pode fazer doações em dinheiro. Basta acessar o site e seguir as instruções: http://www.operacaosorriso.org.br/participe/financie-sorrisos

Serviço

Seleção

Data: 11 de agosto 

Hora: a partir das 8h

Endereço: Casa da Criança (Av. Barão do Rio Branco, 860, Bairro Santa Clara). 

Cirurgias

Data: 13 a 16 de agosto

Endereço: Hospital e Maternidade Sagrada Família – Av. Presidente Vargas, 1.606, Bairro Santa Clara.

Fonte: Agência Beta Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra