Antibiótico antes de procedimento pode evitar endocardite
Segundo a Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), pesquisas mostram que 40% das endocardites bacterianas têm origem em problemas bucais e poderiam ser evitadas somente com os cuidados básicos de higiene e idas frequentes ao dentista.
A endocardite ocorre quando bactérias atingem o endocárdio, camada interna do coração. A gengiva com ferimento ou inflamada pode ser a porta de entrada para esses micro-organismos caírem na corrente sanguínea.
Um meio de evitar a contaminação é tomar antibióticos depois de procedimentos cirúrgicos, como extração de ciso e colocação de implantes dentários. “É indicado também como forma preventiva em cirurgias peridontais (gengiva)”, diz Tatiana Presti, cirurgiã-dentista da Sorridents.
“Caso o paciente opte pode não tomar o medicamento, ele assumirá o risco de complicações pós-operatórias, além de poder sofrer graves infecções em outros órgãos”, afirma Ana Carolina Martinez, dentista da Sorridents.
Prevenção
Para proteger a boca e o coração, a melhor forma é não abrir mão de uma higiene bucal adequada depois de todas as refeições. Escova, fio dental, escova interdental e limpador de língua, não podem faltar.