Atletas precisam de aparelho ortodôntico especial; conheça
De acordo com a National Youth Sports Foundation for the Prevetion of Athletic Injuries, os esportes de contato físico ou que envolvem queda são os maiores causadores de choques traumáticos nos dentes. Esportes como judô, boxe, futebol, rugby, mountain bike a até skate são considerados bastante propícios a acidentes que causem lesões sérias nos lábios, dentes, bochechas, queixo e língua.
Para os atletas que usam aparelhos ortodônticos, os riscos de lesões na boca são ainda maiores. Por isso que, apesar de serem usados por um número muito restrito de ortodontistas, os aparelhos ortodônticos fixos linguais são uma opção para quem pratica esportes.
“Desenvolvidos, a princípio, com finalidade estética, os aparelhos ortodônticos fixos chamados linguais são colocados na face interna dos dentes que ficam em contato com a língua. Essa característica evita injúrias labiais frente a impactos traumáticos na região bucal”, diz Adriana de Jesus Soares, professora e coordenadora do Serviço de Traumatismos Dentários da Unicamp.
A especialista ainda garante que esse tipo de tratamento dental dura o mesmo tempo que com os aparelhos convencionais e é tão eficiente quanto eles.
Protetores para aparelhos
Para aqueles atletas que não utilizam esse tipo de aparelho especial, outra opção é a utilização de protetores bucais à base de silicone para aparelhos fixo comuns. “Em função do volume que os aparelhos ortodônticos ocupam, o tipo de protetor bucal recomendado é o individualizado que é confeccionado a partir de uma réplica em gesso dos dentes e do aparelho fixo do paciente”, diz a especialista.
Esses protetores individuais oferecem ao mesmo tempo proteção e conforto e não interferem nem na respiração, nem na fala. Segunda a Academia Norte Americana de Odontologia Desportiva, a utilização de protetores bucais reduz em até 80% o risco de perda dentária e restringe para 10% as chances de um acidente dental ou oral em atletas que praticam esportes de contato.