Conheça 3 técnicas de clareamento para mudar seu sorriso
Especialista revela procedimentos eficientes e seguros para clarear os dentes, mas colaboração do paciente é fundamental para o sucesso
Técnicas milagrosas que prometem deixar os dentes mais brancos existem em todo lugar, mas poucas são realmente indicadas por profissionais da área. Conversando com o cirurgião-dentista, especializado em periodontia, Alex Ozelin, descobrimos um pouco mais sobre três formas de clareamento dental que trazem bons resultados.
Clareamento em consultório
Como o procedimento é conduzido e controlado pelo dentista o tempo todo, a segurança e a garantia de sucesso são maiores. “Nesse tipo de clareamento usamos um gel com peróxido de hidrogênio para clarear os dentes. As sessões duram em torno de uma hora e são realizadas uma vez por semana durante três semanas, mas já na primeira sessão o paciente percebe o resultado”, diz o especialista.
O que faz esse tipo de clareamento ser considerado o de “resultados mais rápidos” é a utilização de um laser associado ao gel. Mas segundo Alex, essa luz pode ou não ser usada pelo profissional. “Estudos mais recentes mostram que a luz serve apenas para acelerar o processo e que os resultados sem ela são semelhantes, pois quem clareia os dentes é o peróxido”, diz o especialista.
Hoje, alguns profissionais optam por não utilizar o laser, pois seu uso pode facilitar o aparecimento de uma leve e passageira sensibilidade dental durante ou depois do tratamento. “A fonte de luz intensifica a ação do gel que atinge os tubos dentinários, que são permeáveis, e suas terminações nervosas, causando essa sensação aguda”, diz o especialista.
O branco conseguido com esse tratamento pode durar até dois anos, mas requer cuidados ao longo do tratamento e depois do seu término. “É necessário que o paciente tenha uma boa higiene bucal, que diminua a ingestão de alimentos e bebidas coradas assim como o tabaco”, diz Alex.
Clareamento caseiro
Nesse método, a pessoa utiliza uma moldeira de silicone com um gel clareador de intensidade e concentração menor do que o usado no consultório, que deve ficar em contato com os dentes por um período de 30 minutos a 8 horas, dependendo do objetivo e da concentração do gel. “Essa moldeira deve ser usada todos os dias por um período de 3 a 4 semanas”, diz Alex.
Esse tratamento é mais indicado para quem não tem pressa de obter resultados e prefere investir um pouco menos de dinheiro, pois seu custo é mais baixo do que o do clareamento feito em consultório. “Ele também apresenta um menor risco de causar sensibilidade dental, pois a concentração do produto é menor e não há a utilização do laser para acelerar o processo”, diz Alex.
Cremes dentais clareadores
Os cremes dentais branqueadores podem ser uma opção bem mais prática e barata para quem busca dentes mais brancos. Mas seu efeito clareador é menor do que os tratamentos citados acima.
“Existem manchas extrínsecas (externas) e intrínsecas (internas) no dente. Esses cremes dentais têm componentes bem abrasivos que conseguem remover essas manchas que ficam mais na superfície do dente” diz Alex.
Ou seja, esses produtos removem alguns tipos de manchas como as de café, cigarro e de alguns alimentos pigmentados. “Eles são mais indicados na manutenção de pós-tratamento de clareamento, ajudando a manter os dentes mais claros”, diz o especialista.