Conheça a doença bucal do Dustin de Stranger Things
A displasia cleidocraniana é uma doença rara que ganhou popularidade graças ao ator Gaten Matarazzo
Você sabe o que é displasia cleidocraniana? O nome pode soar desconhecido, mas se você é um amante de séries com certeza conhece a doença de Dustin de Stranger Things. O ator Gaten Matarazzo é o mais famoso portador desse problema genético incurável.
A doença rara que atinge apenas uma em cada 1 milhão de pessoas é uma disfunção que afeta o desenvolvimento ósseo dos ombros de uma criança e da região do crânio – isso inclui os dentes.
Além de ter baixa estatura, dedos e antebraços mais curtos que o normal, quem sofre de displasia cleidocraniana perde os dentes de leite mais tardiamente e a dentição permanente demora mais a crescer graças ao seu formato aleatório e o desalinhamento da região maxilar.
A doença é causada por uma mutação genética no cromossomo 6. A maioria dos portadores da displasia cleidocraniana herda a doença de seus pais, mas uma pequena parte dos pacientes surge a partir da mutação espontânea.
O diagnóstico pode ocorrer antes ou depois do nascimento, através do teste de DNA ou biópsia do feto. Os tratamentos existentes auxiliam no alívio dos sintomas e melhora de qualidade de vida dos que possuem a disfunção, mas a displasia ainda não tem cura. Com a assistência adequada os pacientes podem viver como qualquer outra pessoa, assim como faz Gaten.
Em alguns casos, cirurgias dentárias ou o uso de próteses são recomendados. O acompanhamento ao longo do desenvolvimento da criança também é necessário junto ao ortopedista, pediatra e odontologista.