Conheça os melhores métodos para clarear os dentes
24 ago
2012
- 08h09
(atualizado às 08h18)
Hoje, além de querer o corpo perfeito das celebridades, os dentes branquinhos são sonho de consumo de muita gente. Seguindo essa tendência, o mercado oferece cada vez mais métodos para clareamento dental, alguns ainda restritos ao consultório do dentista e outros para fazer em casa.
O dentista Felipe Arcas, consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), explica que para que um produto tenha a capacidade de clarear os dentes é necessário que contenha peróxido de hidrogênio. Este agente libera oxigênio que penetra na estrutura dental e provoca uma reação conhecida como óxido-redução, que rompe os pigmentos e os remove por difusão. Os métodos mais conhecidos e que proporcionam melhores resultados são o clareamento caseiro com moldeiras e o de consultório com aparelhos led-laser.
Para fazer em casa
No clareamento caseiro, o cirurgião-dentista produz moldeiras que são entregues ao paciente junto com seringas do gel clareador e instruções de uso. Neste método, o clareamento é feito separadamente nos dentes de cima e nos de baixo. “Seu uso pode ser em períodos de 30 minutos durante o dia ou a noite durante o sono, segundo as recomendações do profissional, que também estabelecerá a frequência de retorno ao consultório para avaliação dos resultados, que em média são atingidos com duas semanas de clareamento para cada arcada”, afirma Felipe.
No consultório
O clareamento com laser é um sistema moderno, seguro e simples. Os aparelhos têm como função principal acelerar e potencializar a ação de um gel clareador concentrado, além de prevenir possíveis sensibilidades. As principais vantagens desta técnica é a ausência das moldeiras que em alguns casos podem gerar desconforto, além da rapidez, já que clareia as duas arcadas simultaneamente.
“Em boa parte dos casos este processo pode ser realizado em uma única consulta, e o paciente tem a supervisão constante do profissional que, se necessário, pode alterar a conduta do tratamento para obter sempre os melhores resultados”, recomenda. O dentista conta, ainda, que em casos mais difíceis é possível potencializar o efeito clareador associando as duas técnicas.
De olho aberto
Na opinião de Felipe Arcas, depois de fazer testes com enxaguatórios, cremes dentais e tiras adesivas vendidas em farmácia, os resultados desses produtos vão de imperceptíveis a mínimos e devem ser vistos como coadjuvantes na manutenção do efeito clareador. “Alguns enxaguatórios têm em sua composição o peróxido de hidrogênio que realmente possui propriedades clareadoras, mas a baixa concentração deste composto e o reduzido tempo de contato com os dentes fazem com que seus resultados sejam muito lentos quando comparado com as técnicas profissionais”, observa.
Já as tiras clareadoras dão resultados melhores, uma vez que permanecem mais tempo em contato com os dentes e apresentam maior concentração de agente clareador. “A desvantagem está no comprimento das tiras, que muitas vezes ficam restritas aos dentes anteriores”, diz Felipe.
No caso dos cremes dentais, removem apenas manchas superficiais, o que ajuda na manutenção da cor natural ou dos resultados conseguidos com clareamento profissional. Mas o especialista alerta: “Como são produtos que funcionam realizando abrasão na superfície dental, seu uso deve ser intercalado com pastas de menor abrasividade”.
Fonte: Terra