Dentes saudáveis: acerte na alimentação do seu filho
Especialista dá dicas alimentares, que devem ser seguidas desde a gestação, para que seu bebê cresça com dentes fortes e saudáveis desde o primeiro ano
Para que o seu bebê tenha uma dentição forte e saudável, é fundamental que alguns cuidados sejam tomados desde a gravidez até a escolha dos alimentos já no primeiro ano de vida da criança. “Durante a gravidez a dieta deve ser rica em vitaminas e minerais, fundamentais para oxigenar e nutrir o feto e contribuem para a formação dos ossos e dentes”, diz Daniela Forlin, professora de Odontopediatria da FMU (Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas).
Nessa fase, a especialista indica o consumo de alimentos com vitamina D e cálcio, como salmão, leite e derivados, gema e cereais integrais)importantes para a formação óssea e dentária do bebê. A vitamina A, como couve e vegetais amarelos, auxiliam na formação do germe dentário, que dá origem aos dentes de leite e permanentes.
Importância da amamentação para os dentes
O leite materno é o alimento mais completo e mais importante para o desenvolvimento e crescimento saudável do bebê. Além disso, ele é rico em vitaminas e minerais, (incluindo o cálcio) responsáveis pela formação dos dentes.Porém, a importância da amamentação vai muito além dos valores nutricionais do leite.
Segundo Daniela, durante a sucção do leite materno,a mandíbula se movimenta para frente e para trás. Esse movimento faz com que a articulação temporo-mandibular (ATM) receba estímulos constantes, promovendo o crescimento da mandíbula, que encontra a posição ideal para a erupção dos dentes de leite. “Esse estímulo é responsável pelo desenvolvimento adequado da face, o que evitará problemas futuros de deglutição, mastigação, fonação e necessidade de tratamento ortodôntico”, diz.
Alimentação ideal
Até os seis meses, o bebê não precisa de mais nada além do leite materno, pois ele é rico e completo para suprir todas as necessidades fisiológicas e criação de anticorpos necessários para a proteção imunológica do bebê. “Não é recomendado nem água antes dos seis meses”, afirma Daniela.
A partir dos seis meses (quando os primeiros dentes começam a nascer) a introdução de alimentos deve ocorrer de forma gradual e ser acompanhada pela amamentação (que pode durar até os dois anos de idade). “Introduza alimentos como: queijos amarelos (que deixam o pH da boca mais básico, auxiliam na reparação do esmalte e aumentam o fluxo salivar), leites e iogurtes (cálcio), papinhas a base de espinafre (ácido oxálico que melhora a metabolização do cálcio) e água (que auxilia na limpeza de resíduos e no aumento do fluxo salivar)”, diz a especialista.
Alimentos duros e fibrosos como maçã, cenoura, pêra também se tornam boas opções à medida que a criança começa a aprender a mastigar. “A mastigação estimula o crescimento e desenvolvimento facial e orienta o posicionamento adequado para a erupção dos dentes permanentes nos arcos dentários. Além disso, a vitamina C ajuda a combater o acúmulo de placa”, diz Daniela.
Outras dicas
- Incentive sempre seu filho a comer frutas. Fazer saladas de frutas sem açúcar é saudável, faz bem para os dentes e ainda tem um colorido que atrai as crianças. Aliás, algumas frutas como o morango têm ácido málico, um adstringente natural que ajuda a tirar manchas dos dentes.
- A limonada (sem açúcar) também é uma forte aliada dos dentes. O limão tem poder adstringente e bactericida. Além de eliminar as bactérias da boca, ele ajuda a acabar com o mau hálito.
- Evite acostumar seu filho com refrigerantes e sucos de caixinhas. Essas bebidas são ricas em açúcar e podem causar cáries. Priorize água, chás ou sucos naturais, sempre sem açúcar. Bolachas e salgadinhos costumam ter um alto teor de açúcar, sódio e gordura e baixo teor nutritivo.