Famosos festejam nascimento e troca de dente dos filhos
Especialista indica mordedores gelados, comidas pastosas e picolé de leite materno para aliviar o incômodo gengival das crianças
Recentemente, Luisa Mel usou seu Instagram para comemorar o nascimento dos primeiros dentinhos de seu filho Enzo, aos cinco meses. A ex-bbb Priscila Pires e o jogador Dentinho fizeram o mesmo, cheios de palavras de amor e carinho. Já Carol Celico e Fernanda Lima postaram fotos festejando outra fase dental de seus filhos, a banguela. Mas nem só de alegria é feito esse período. Algumas crianças, bebês ou mais velhas, costumam sentir dores ou incômodos na região quando um dente está para nascer.
No entanto, existem truques que podem ajudar pais e filhos a passarem por essa fase com mais tranqüilidade e menos sofrimento.
1.Mordedores, os melhores amigos
Pode perceber que é exatamente na fase que os primeiros dentes estão para apontar (entre cinco e seis meses) que a criança sente mais necessidade de morder tudo que encontra pela frente. Isso acontece porque, com a proximidade da erupção dental, a gengiva coça, dói ou incomoda, e o bebê só pensa em aliviar essa sensação.
“Os mordedores distraem a criança, aliviam os sintomas desagradáveis e ajudam os dentes a nascerem logo, pois com as mordidas constantes a gengiva acaba rasgando mais rápido, acabando com o problema”, diz a odontopediatra, Luciana Thaeme do Carmo.
Uma dica legal é comprar mordedores específicos para essa fase. Existem no mercado alguns modelos que podem ser colocados na geladeira, assim a temperatura mais baixa do objeto ajuda a anestesiar a região que está causando desconforto para o bebê. É um alívio passageiro, mas ajuda.
2.Opte por alimentos pastosos e gelados
Essa dica serve tanto para os bebês quanto para as crianças mais velhas que perderam seus dentes de leite e estão sofrendo com o nascimento dos permanentes. Como citamos acima, temperaturas mais baixas tendem a anestesiar a região, portanto comidas mais pastosas e frias podem ser uma boa opção por um período.
“A mãe vai perceber que a criança vai ficar mais chatinha para se alimentar nesse período, por isso é fundamental que os alimentos oferecidos a ela sejam ‘agradáveis’ e exijam o mínimo esforço para comer. Papinhas e sopinhas frias/mornas, sucos, leite, sorvete, gelatina e frutas amassadas são boas opções”, diz Luciana.
3.Massagens na gengiva
Mais recomendada para bebês, essa massagem pode ser feita com o próprio dedo ou com uma dedeira de silicone, ambos devidamente higienizados. “Essa tática costuma funcionar muito, pois além da massagem aliviar o incômodo, o toque da mãe conforta psicologicamente algumas crianças”, diz a especialista.
4.Picolé de leite materno
Esse truque une duas coisas bacanas: o alívio na irritação da gengiva por causa da baixa temperatura do sorvete e a possibilidade de a mãe não interromper o aleitamento materno. “Algumas crianças que ainda estão sendo amamentadas no peito não conseguem fazer a sucção do leite nessa fase, por causa do incômodo gengival, ansiedade, irritação e etc. Tirando ele manualmente e congelando em pequenas forminhas com um palito, o problema é resolvido, pois bastará a criança chupar o picolé geladinho para se alimentar bem e sofrer menos”, diz Luciana.
5.Gel e analgésicos para aliviar a dor
Se nenhum dos truques acima adiantar, a mãe pode conversar com o pediatra e pedir indicações de géis anestésicos (para bebês) e analgésicos (para as maiores) para aliviar os sintomas. O uso desses medicamentos deve ser devidamente orientado. “O médico deverá explicar para a mãe como aplicar o produto, quantas vezes e quais marcas comprar. Existem alguns produtos por aí que podem causar reações alérgicas na criança”, diz a especialista.