Grãos integrais ajudam na prevenção de doenças gengivais
Aveia, semente de linhaça e gergelim são alguns desses grãos que ajudam a fortalecer a gengiva e os dentes e evitam a periodontite
Uma vez que a boca é o ponto inicial de contato com os nutrientes, o que você come impacta diretamente na saúde do seu corpo. Mas não só na dele. Se sua nutrição for ruim, os primeiros sinais vão aparecer, e prejudicar, a saúde bucal. Por isso, é fundamental incluir no cardápio grãos integrais que são considerados grandes amigos das gengivas, dos dentes e, claro, do corpo todo.
Diferente dos refinados, que perdem algumas de suas substâncias, os grãos integrais são ricos em carboidratos complexos, fibras, vitaminas e minerais. “As fibras presentes nos grãos integrais são principalmente fibras insolúveis, que atuam aumentando o bolo fecal e regulando o trânsito intestinal. Alguns exemplos mais conhecidos são e aveia, o farelo de trigo, as sementes de linhaça, os germes de trigo e o gergelim”, diz Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês.
Além disso, eles podem aumentar a saciedade (fazendo com que se coma menos), diminuir o risco para câncer de cólon e reduzir os níveis de colesterol, pressão arterial, obesidade, infarto, de outros cânceres em geral e da diabetes.
Benefícios para a boca
Os grãos integrais também são parceiros da saliva, o detergente natural da boca. “Comer cereais integrais não só ajuda a aumentar a salivação, algo que é fundamental para que os dentes estejam limpos, como também oferece ao meio oral magnésio, ferro e vitamina B, elementos que são bons para fortalecer as gengivas e os dentes”, diz a Cirurgiã-Dentista, Tally Karlik Orel, da Clínica Orel.
Uma boca sem muita salivação, pouco higienizada e ainda com dentes e gengivas fracos vira vitima fácil da periodontite, uma inflamação mais severa na gengiva. “Com o ambiente impregnado de resíduos, a placa bacteriana e o tártaro se acumulam nas bases dentais causando uma inflamação que se não tratada destrói os tecidos e os ossos que cercam os dentes”, diz a dentista.
Com esses ossos e tecidos enfraquecidos ou até destruídos, pode até ocorrer a perda dental, por isso a periodontite é tão grave e deve ser levada a sério.
Aí que percebemos a importância desses grãos que além de tudo que já foi falado, ainda são considerados eficientes soldados contra o açúcar, inimigo número um da saúde bucal. “Os grãos integrais possuem proteínas que diminuem a acidez bucal e protegem o esmalte do desgaste”, diz Tally.
Para entender tudo isso, basta lembrar que quando as bactérias que vivem naturalmente na boca se alimentam do açúcar que ingerimos, elas liberam um ácido que detona o esmalte dental e pode causar cárie.
Outras dicas contra problemas bucais
Se você é um leitor assíduo do nosso canal sabe de cor e salteado quais são essas dicas. “Elas são basicamente: ir ao dentista regularmente e fazer a higienização oral diária de uma maneira correta, não esquecendo a utilização do fio dental após as refeições e o uso de enxaguante bucal como forma complementar (se possível aqueles que não contém álcool)”, pontua a dentista que finaliza: “com a saúde bucal é sempre melhor prevenir do que remediar”, brinca.