Qual é o principal problema da saúde bucal em gestantes?
A gestação é um dos períodos mais importantes na vida de uma mulher, mas por ser uma etapa cheia de emoções e oscilações hormonais, ela também requer alguns cuidados extra com a saúde.
Além de todas as mudanças evidentes no corpo da gestante, uma das áreas mais afetadas pela gravidez é a boca, que fica mais suscetível a uma série de doenças. E a principal delas é a gengivite gravídica, que pode afetar até 36% das gestantes que já tiveram problemas bucais anteriores à gravidez.
“Devido ao aumento dos níveis hormonais do corpo durante a gestação, muitas mulheres desenvolvem esta patologia, que geralmente ocorre entre o segundo e o oitavo mês e podem ocasionar sangramento da gengiva espontaneamente e durante a escovação”, explica a Dra. Sandra Kalil, Conselheira do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP).
Ainda segundo a especialista, a melhor maneira de prevenir a gengivite durante este período e de evitar o desenvolvimento de outros problemas orais é ir ao dentista para fazer uma revisão completa antes de engravidar.
Quando a mulher está livre de doenças bucais no início da gestação e mantém os cuidados adequados durante o período de gravidez, o risco de contrair a gengivite gravídica é reduzido a 1%.