Remédios caseiros aliviam dor causada pela dentadura
Perder os dentes não é fácil e a adaptação com a dentadura pode não ajudar. É preciso ter paciência para a boca se acostumar com os novos dentes. Nesse estágio, pode ser que a prótese fique um pouco solta e até cause feridas na gengiva.
No primeiro caso, pode levar algum tempo até que os músculos das bochechas e da língua aprendam a mantê-la em posição. “Se a prótese escorregar, a reposicione mordendo delicadamente e engolindo”, diz o cirurgião-dentista, Mauro Piragibe.
Se a dentadura estiver machucando, por mais que pareça normal, é preciso ter acompanhamento de perto do dentista. “Próteses que ficam machucando a gengiva até ‘criar calo’, porque é ‘assim mesmo’ podem levar, no mínimo, a uma hiperplasia (crescimento) gengival e, no máximo, a um câncer de boca. Cuidado”, diz a cirurgiã-dentista, Ana Paula Pasqualin Tokunaga, autora do blog Medo de Dentista.
Quando doer
Se a ferida já está instalada e começar a incomodar, tire a dentadura e deixe a gengiva descansar. Mesmo sem os dentes, a boca precisa ser higienizada, principalmente se há lesões. Assim, é possível se proteger contra infecções.
Enxaguar a boca com água morna e sal pode ajudar a cuidar das feridas da boca. O sal tem características antibacterianas e cicatrizantes. Gel de aloe vera também atua para diminuir a dor na gengiva. Mas é imprescindível falar com um dentista antes de lançar mão de qualquer tratamento. Essas medidas são apenas um alívio para os sintomas.