Sorriso bonito e natural na terceira idade? Sim, é possível!
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os dentes podem durar toda a vida e o envelhecimento de uma pessoa não leva, necessariamente, à perda das peças dentais. Entretanto, o que vemos é uma grande quantidade de idosos buscando os mais variados tratamentos para, literalmente, salvar o seu sorriso.
Isso ocorre, segundo a Dra. Denise Tiberio, presidente da Câmara Técnica de Odontogeriatria do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), porque as mudanças comuns no corpo de uma pessoa com o passar dos anos também deixam suas marcas na boca, fazendo com que seja fundamental redobrar os cuidados com a higiene oral e mudar alguns hábitos após os 65 anos de idade.
Um dos fatores importantes a se levar em conta é que a mucosa bucal dos idosos é mais sensível, e por isso a escovação diária deve ser deve ser realizada de forma suave e com uma escova de cerdas macias. Além disso, o uso do fio dental segue sendo importante, mas ele deve ser usado de forma diferente, com mais com cautela e treinamento, levando em consideração a fragilidade da mucosa, diz a especialista.
No entanto, a principal variação que ocorre na boca durante a terceira idade é a diminuição da saliva. Este fenômeno pode ser mais acentuado quando está associado a doenças típicas de idosos, como problemas cardíacos, diabetes e câncer.
"Estimular a saliva é um dos pontos mais importantes para a integridade da cavidade bucal, pois ela diminui com a idade. O uso continuo de medicamentos, frequente nesta população, exacerba esta condição. Hoje em dia, temos uma gama de dentifrícios , colutórios e enxaguatorios que preenchem a necessidade de cada idoso”, afirma a Dr. Denise.
Agora você já sabe. Não é preciso recorrer necessariamente às próteses bucais ao chegar na terceira idade. Manter uma rotina de higiene bucal adequada todos os dias e adaptar os cuidados conforme as mudanças do corpo pode ser suficiente para manter os dentes inteiros e brilhantes durante toda a vida.