Veja alguns motivos para você usar enxaguante bucal sempre
Hoje em dia, há diversas opções sem álcool que protegem sem maltratar a boca
O enxaguante bucal é um grande aliado da nossa saúde bucal. Foi-se o tempo em que o produto ardia e causava desconforto. Hoje em dia, há diversas opções sem álcool que protegem sem maltratar a boca.
O produto deve ser usado sempre depois da escovação, fio dental e raspagem da língua. A boca tem que estar livre de placa e a língua sem saburra para o produto agir. Caso contrário estará jogando o produto pelo ralo.
O ideal é utilizar um enxaguante que tenha ação eficiente contra bactérias bucais, mas sem contraindicação de uso. Produtos que possuem ação bactericida muito forte devem ser recomendados pelo dentista e usados temporariamente. Além de eliminar as bactérias nocivas, podem alterar a flora oral que existe naturalmente na boca e deve ser preservada.
No que diz respeito à frequência, cabe ao dentista orientar quantas vezes o enxaguante deve ser usado por dia. Cada caso é um caso. Em uma mesma família, uma pessoa pode usar uma vez por dia e outras nem isso. Antigamente, as pessoas tinham o costume de diluir o produto por causa de sensação de ardência das versões com álcool.
Dessa forma, ficava mais fácil de aguentar o produto na boca por mais tempo. Porém, ao misturar o enxaguante com água, o produto perde as propriedades e, com isso, sua eficiência.
Vale lembrar que os enxaguantes são meios auxiliares de prevenção. Não existe produto milagroso para combater o mau hálito. Seu uso deve ser orientado pelo dentista. Alguns enxaguantes são bons para prevenir a halitose, mas se usados por muito tempo podem causar manchas nos dentes. Não dá para se enganar com o sabor do produto na boca. Ela já está higienizada, esse sabor dura no máximo meia hora.