Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Saúde Bucal > Condições Médicas

Oferecimento Logo do patrocinador

4 sinais que indicam a presença de uma doença periodontal

11 jul 2017 - 10h00
(atualizado em 19/7/2018 às 15h31)
Compartilhar

A doença periodontal (também conhecida como gengivite ou periodontite) é uma condição progressiva e é considerada a principal causa da perda de dentes entre adultos no mundo.

Ela pode variar entre uma simples inflamação da gengiva até uma infecção séria que, finalmente, pode levar à perda de uma peça dental. Conhecer os sintomas dessa doença pode lhe ajudar a se antecipar frente aos problemas que ela pode causar.

Foto: Shutterstock.com

Neste artigo, lhe explicamos os quatro principais sinais desta doença:

Sensibilidade ou sangrado da gengiva: uma gengiva que sangra durante a escovação, ao usar o fio dental ou enquanto você come é um dos sintomas mais comuns da infecção periodontal. As toxinas que se acumulam na placa causam uma infecção bacteriana que deixa os tecidos da boca propensos ao sangramento.

Mau hálito: ainda que o mau hálito seja multifatorial, uma de suas causas pode ser o acúmulo de velhas partículas de alimentos que se acomodam entre os dentes e abaixo da gengiva. Estas são as que levarão à periodontite.

Gengiva retraída: a periodontite, quando não é tratada, pode provocar a retração da gengiva e a perda dos dentes. Neste ponto, somente uma escovação adequada não será suficiente para tratar o problema. O dano é irreversível e precisa ser avaliado por um dentista.

Dentes frouxos: quando a gengivite evolui para uma periodontite, a parte da gengiva que sustenta os dentes fica debilitada devido à acumulação de placa. Enquanto os tecidos do osso acabam se danificando, os dentes se afrouxam e podem mudar de posição ou até cair. 

Fonte: J.S. Conteúdo
Compartilhar
Seu Terra