O câncer bucal pode ser prevenido?
Se alguém na sua família teve câncer de boca, você é um potencial candidato para desenvolver essa doença. No entanto, embora seja uma patologia associada a questões genéticas, ela também pode se desenvolver pela repetição de uma série de hábitos do nosso dia-a-dia. Evitá-los é o primeiro passo para cuidar da saúde bucal.
O câncer oral ocorre com maior frequência nos lábios e na língua, mas também pode ocorrer no interior das bochechas, na base da boca, gengivas ou no palato.
Não é possível prevenir todos os casos de câncer da cavidade oral, mas o risco de desenvolver esse tipo de doença pode ser significativamente reduzido, evitando certos fatores de risco.
Hábitos como tabagismo, má higiene bucal e vírus do papiloma humano (HPV) são alguns desses fatores que influenciam a origem do câncer bucal.
Além disso, de acordo com a cirurgiã-dentista Sílvia Ferreira, membro do Conselho Regional de Odontologia de Minas Gerais, Brasil, outros fatores de risco são a exposição à radiação solar e o alcoolismo.
"Ter uma dieta rica em frutas e vegetais, manter uma rotina adequada de higiene bucal e consultar regularmente um dentista ou um profissional de saúde qualificado para identificar esse tipo de câncer são as melhores maneiras de prevenir a doença", resume a especialista.