Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Bebê nasce com dois dentes. Entenda o fenômeno raro

A notícia viralizou após a mãe da criança postar o vídeo em uma rede social

3 out 2022 - 10h00
Compartilhar
Os cuidados com a higiene desse dente devem ser os mesmos que pais e dentistas teriam com os primeiros dentes
Os cuidados com a higiene desse dente devem ser os mesmos que pais e dentistas teriam com os primeiros dentes
Foto: Arquivo Pessoal

Uma bebê nasceu com dois dentinhos em Ananindeua, região metropolitana de Belém (PA), no dia 8 de junho. A notícia viralizou após a mãe da criança postar o vídeo em uma rede social. Um dos dentes caiu logo após o parto, que foi cesárea, e o segundo dias depois, segundo relato da própria mãe. 

“Durante as mamadas, sangrava bastante, mas foi amolecendo, até que em um domingo, ela estava chorando muito por conta desse dentinho e minha prima puxou, já que estava bem mole e poderia engolir. Depois disso, minha filha ficou bem aliviada”, disse, em entrevista.

É normal?

O nascimento de um dentinho é um processo fisiológico que se inicia por volta dos seis meses de vida. Porém, alguns bebês podem já nascer com alguns dentes. Nestes casos, é preciso o acompanhamento de um odontopediatra para que os hábitos e a saúde bucal da criança não sejam prejudicados por causa disso. 

Quando o bebê já nasce com alguns dentes eles são chamados de dentes natais. Quando a erupção se dá até o trigésimo dia de vida, são chamados de neonatais. A causa desse nascimento precoce ainda não está muito bem definida, mas pode estar relacionada com hereditariedade.

Se a criança apresenta um dente natal, o especialista deve fazer uma avaliação para definir qual o melhor tratamento para esse caso. Tudo dependerá do grau de mobilidade deste dente. Caso ele apresente muita mobilidade, será indicada a extração para evitar o risco de o bebê aspirar ou engolir. Se apresentar pouca, o dentista poderá optar por manter o dente e lixar a borda para evitar trauma na língua.

Esse lixamento das bordas também será fundamental para que o bebê não tenha problemas na hora da amamentação, uma vez que o dente natal pode ferir a aréola e mamilo da mãe, atrapalhando ou até impedindo a amamentação da criança.

Porém, se esse dente for um dente extra (que não faz parte da dentição normal da criança), poderá ser extraído sem problema (um exame radiográfico mostrará esse quadro com clareza). Assim, quando a criança completar seis meses de idade, seus dentes de leite nascerão completos e normais. 

Os cuidados com a higiene desse dente devem ser os mesmos que pais e dentistas teriam com os primeiros dentes nascidos na época certa, ou seja, o uso de uma gaze ou fralda umedecida com água limpa ou uma dedeira de silicone podem fazer esse papel de forma bem eficiente. 

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra