Doença bucal pode levar cães e gatos à morte. Saiba como prevenir
Entre os problemas orais que mais acometem os pets está a doença periodontal
Assim como os humanos, cães e gatos precisam de cuidados com os dentes. Para evitar que sofram desses males, vale acostumá-los desde filhotes a escovar os dentes. Quando são mais velhos, é mais difícil aceitarem a escova, e, muitas vezes, precisam passar por procedimentos de raspagem de tártaro e tratamento de canal que, apesar de serem indolores, precisam de anestesia geral.
O ideal é escovar os dentes dos cães e gatos todos os dias, mas, se não for possível, é preciso tentar fazer o procedimento pelo menos três vezes por semana. Nos outros dias, ossinhos e petiscos podem ajudar a limpar os dentes e melhorar o hálito. É importante lembrar que ossos naturais, mesmo cozidos, não são recomendáveis, uma vez que podem fraturar os dentes.
Entre os problemas orais que mais acometem os pets está a doença periodontal. Causada pelo acúmulo de tártaro, afeta as gengivas e causa mau hálito. Praticamente todos os cães acima de oito anos de idade sofrem com isso. O maior perigo da doença periodontal é a migração de micro-organismos para o sangue, que causa sérios danos em rins, fígado, articulações e pode até matar.