Festas Juninas: como cuidar dos dentes nesta época do ano
Consumir comidas típicas das festas juninas exige alguns cuidados bucais
Após dois anos de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19, felizmente é possível voltar a aproveitar as delícias das festas juninas. As opções para quem deseja se jogar nas quermesses são infinitas: vinho quente e quentão, milho verde, pinhão, pé-de-moleque, arroz doce, paçoca, maçã do amor, canjica… Dá água na boca só de pensar, não é mesmo?
No entanto, consumir comidas típicas das festas juninas exige alguns cuidados bucais, sobretudo se você optar por alimentos muito rígidos, álcool, ou muito açucarados. Mas fique tranquilo: com alguns cuidados simples, você aproveita esse período de muitas festas e também mantém a saúde bucal em dia.
Cuidado com alimentos duros
Quitutes como amendoim e pé-de-moleque podem causar fraturas nos dentes, em restaurações, aparelhos ortodônticos e em próteses dentárias. Muita atenção ao morder esses alimentos para não ocorrer nenhum acidente com sua boca.
Atenção ao consumo de doces
O açúcar é um dos principais vilões dos dentes e um dos maiores causadores das cáries. Uma boa dica para quem deseja se jogar nos docinhos típicos é beber muita água para diminuir o índice de açúcar na boca.
Muita higiene bucal
Aproveite muito as festas, mas não se esqueça, quando chegar em casa, de fazer uma higiene bucal completa, com o auxílio da escova de dente e o fio dental. Com esses pequenos cuidados, a diversão estará garantida!