Jogador de hóquei arranca o próprio dente no banco de reservas. Entenda os riscos
Somente um profissional em consultório pode extrair dentes permanentes
O jogador de hóquei no gelo do New York Islanders, Brock Nelson, chocou a audiência ao arrancar o próprio dente durante partida válida pela NHL (Liga de hóquei americana). A cena foi flagrada pelas câmeras no banco de reservas e a imagem foi compartilhada nas redes sociais.
Além de perder o dente, o atleta do New York Islanders também perdeu o jogo. O time nova-iorquino foi derrotado pelo canadense Toronto Maple Leafs por 5 a 2, em partida válida pela conferência leste.
Brock Nelson casually ripping out a tooth on the bench 🦷 pic.twitter.com/jyeri2W10S
— B/R Open Ice (@BR_OpenIce) January 24, 2023
A prática, embora feita de forma natural pelo atleta, traz riscos à saúde. A falta de equipamentos certos e de higiene no local podem trazer infecções sérias. Somente um profissional em consultório pode extrair dentes permanentes.
Além disso, extrair dentes de forma desnecessária pode causar diversos problemas de saúde, como ronco e até miopia. Pesquisas mostram a importância da formação dos dentes e da arcada dentária para manter níveis respiratórios adequados que estão ligados diretamente ao equilíbrio físico, bioquímico, energético e esquelético das pessoas.
Os dentes têm funções que vão além de simplesmente mastigar e triturar os alimentos. Eles estão relacionados com a fonação, desenvolvimento adequado da maxila e mandíbula, manutenção da gengiva, da ATM (articulação-têmporo-mandibular), da saúde muscular da cavidade oral e facial e ainda precisam manter a padrão respiratório ideal, a auto-estima da pessoa e a estética de seu rosto.