O Clone vai voltar! Relembre os principais personagens
Escrita por Gloria Perez, O Clone teve 221 capítulos e conta com as atuações inesquecíveis
29 set2021 - 10h00
Compartilhar
Há cerca de 20 anos estreava na telinha da Rede Globo um dos maiores sucessos da emissora: no dia 1º de outubro de 2001, a novela O Clone entrava nos lares brasileiros e mudaria, em definitivo, o modo como as famílias assistiam a um folhetim.
Escrita por Gloria Perez, O Clone teve 221 capítulos e conta com as atuações inesquecíveis de Murilo Benício, Giovanna Antonelli, Juca de Oliveira, Reginaldo Faria, Vera Fischer, Stênio Garcia, Dalton Vigh e Daniela Escobar.
Para escrever a novela, Glória Perez debruçou-se sobre o tema do "cruzamento do antigo com o moderno", mesma premissa que havia usado em Explode Coração (1995). Ela queria juntar algo do futuro – nesse caso, a possibilidade da clonagem humana – com a cultura muçulmana, que segundo ela "procura se preservar tal qual qual era há centenas de anos".
O resultado, além de uma trama cheia de reviravoltas, é a popularização de expressões como Inshalá e Não é Brinquedo, não. O Clone também revelou em seu elenco um talento mirim que tornou-se bem popular nos tempos atuais: a atriz Carla Diaz, ex-BBB20 e protagonista dos filmes O Menino que Matou Meus Pais e a A Menina que Matou os Pais.
Relembre, abaixo, o elenco de O Clone, que voltará a ser exibido no Vale a Pena Ver de Novo a partir de 4 de outubro.
JADE (Giovanna Antonelli) De temperamento forte e decidido, carrega o conflito de estar entre dois mundos, duas culturas diferentes. Não consegue se sentir muçulmana nem brasileira. Romântica, astuciosa, esperta, vive as dificuldades de uma mulher em busca da realização pessoal.
Foto: Reprodução/Rede Globo / FF
SAID (Dalton Vigh) lrmão de Mohamed (Antonio Calloni) e Nazira (Eliane Giardini), casa-se com Jade (Giovanna Antonelli), com quem tem uma filha, Khadija (Carla Diaz). Torna-se milionário na passagem de tempo. Esperto, genioso, vingativo, apaixona-se realmente por Jade, sofrendo muito com a crise constante que permeia o casamento dos dois.
Foto: Reprodução/Rede Globo / FF
DEUSA (Adriana Lessa) – Mãe de aluguel de Léo (Murilo Benício), namorada de Edvaldo (Roberto Bomfim) no início da história. Boêmia, gosta de dançar. É alegre, despachada, objetiva e de bem com a vida. Muito apegada ao filho, que acredita piamente ser apenas fruto de uma inseminação artificial.
Foto: Reprodução/Rede Globo / FF
MEL (Débora Falabella) Filha de Maysa (Daniela Escobar) e Lucas (Murilo Benício). Jovem independente, vivaz, sempre em conflito com o autoritarismo do pai. Vive uma história de amor cheia de percalços com XANDE (Marcello Novaes). Envolve-se com drogas, e sofre todas as agruras por que passam os dependentes químicos.
Foto: Reprodução/Rede Globo / FF
SAMIRA (Stephany Brito) Filha de Latiffa (Letícia Sabatella) e Mohamed (Antonio Calloni). Em casa, está sempre em conflito com AMIN (Thiago de Oliveira), o irmão mais novo, a quem tudo é permitido pelo fato de ter nascido homem.
Foto: Reprodução/Rede Globo / FF
DIOGO FERRAZ (Murilo Benício) Filho de Leônidas (Reginaldo Faria), irmão gêmeo de Lucas (Murilo Benício). Alegre, autoconfiante, cheio de iniciativa, exuberante, sedutor. Tem objetivos claros e definidos de vida
Foto: Reprodução/Rede Globo / FF
DONA JURA (Solange Couto) — Mãe de criação de Xande (Marcello Novaes). Mulher muito sensível. Campeã de sinuca, é dona do bar frequentado pelos personagens e convidados da novela.
Foto: Reprodução/Rede Globo / FF
KHADIJA (Carla Diaz) Filha de Jade (Giovanna Antonelli) e Said (Dalton Vigh).
Foto: Reprodução/Rede Globo / FF
RANYA (Nívea Stelmann) Segunda esposa de Said (Dalton Vigh). Jovem, bonita, alegre, desajeitada nos afazeres domésticos. É boa pessoa. Através dela, é mostrada a convivência de duas esposas num típico casamento muçulmano
Foto: Reprodução/Rede Globo / FF
NAZIRA (Eliane Giardini) Irmã mais velha de Said (Dalton Vigh) e Mohamed (Antonio Calloni), dessas que não conseguem suportar a felicidade alheia. Suas armas são a intriga e a dissimulação.
Foto: Reprodução/Rede Globo / FF
MOHAMED (Antonio Calloni) Irmão de Said (Dalton Vigh) e Nazira (Eliane Giardini), marido de Latiffa (Letícia Sabatella), com quem tem os filhos Samira (Stephany Brito) e Amin (Thiago de Oliveira). Simpático, falante e agradável, gosta de Latiffa, e morre de ciúmes dela.
Foto: Reprodução/Rede Globo / FF
LATIFFA (Letícia Sabatella) Prima de Jade (Giovanna Antonelli), sobrinha de Ali (Stênio Garcia). Também viveu no Brasil, e voltou com a família para o Marrocos quando tinha 12 anos de idade. Ao contrário de Jade, adaptou-se perfeitamente aos costumes marroquinos.
Foto: Reprodução/Rede Globo / FF
ZORAIDE (Jandira Martini) Empregada de Ali (Stênio Garcia). Morou no Brasil, foi babá de Jade (Giovanna Antonelli) e, depois, voltou para o Marrocos com a família de Latiffa (Letícia Sabatella). Tem a sabedoria da gente do povo, e, através dela, a novela mostra superstições e crendices da cultura árabe
Foto: Reprodução/Rede Globo / FF
YVETE (Vera Fischer) Bonita, alegre, espontânea e com acentuado toque de vulgaridade. Viveu de bicos como modelo, recepcionista, vendedora de butique, até conquistar Leônidas Ferraz (Reginaldo Faria). É impetuosa e movida pelos impulsos
Foto: Reprodução/Rede Globo / FF
LEÔNIDAS FERRAZ (Reginaldo Faria) De temperamento forte e empreendedor, e personalidade dominadora. Bem-humorado, irreverente, cheio de gosto pela vida. É dono de uma grande empresa de importação e exportação de alimentos, tendo sido um dos primeiros a utilizar técnicas de inseminação artificial em seus rebanhos.
Foto: Reprodução/Rede Globo / FF
ALI (Stênio Garcia) O patriarca da família muçulmana, tio de Jade (Giovanna Antonelli) e Latiffa (Letícia Sabatella). Estudou em Oxford, onde foi contemporâneo de Albieri (Juca de Oliveira). Os dois são amigos e sempre discordam quando o assunto é clonagem.
Foto: Reprodução/Rede Globo / FF
AUGUSTO ALBIERI (Juca de Oliveira) Vaidoso, culto, demonstra uma excessiva preocupação com a ética que, na verdade, não possui. É um cientista apaixonado pelas possibilidades revolucionárias da engenharia genética, mas temeroso de botar em jogo sua reputação
Foto: Reprodução/Rede Globo / FF
LUCAS FERRAZ (Murilo Benício) Filho de Leônidas (Reginaldo Faria), irmão gêmeo de Diogo (Murilo Benício). Retraído, romântico, dispersivo, pouco objetivo, sensível