Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Doença na gengiva pode levar a pneumonia, diabete e demência

Forma grave da gengivite, a periodontite, pode levar bactérias da boca à corrente sanguínea.

19 abr 2023 - 16h08
Compartilhar
Entenda o que é a periodontite, forma agravada da gengivite
Entenda o que é a periodontite, forma agravada da gengivite
Foto: Alona Siniehina

Se você ainda não se deu conta da importância de manter a saúde bucal em dia, fique atento: uma pesquisa recente do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos revelou que cerca de 47% das pessoas com 30 anos, ou mais, têm algum tipo de doença periodontal, uma espécie de infecção na boca.

Não é difícil de entender a razão. O interior da boca é a região perfeita para o desenvolvimento de bactérias. É escuro, úmido, quente e os restos de alimentos e bebidas podem funcionar como nutrientes para estes microrganismos.

A doença periodontal é uma forma “agravada" da gengivite, quando as bactérias nocivas se acumulam em torno dos dentes e das gengivas. Esta condição, de acordo com especialistas, pode influenciar o restante do corpo.

Pesquisas recentes descobriram que a periodontite está associada a uma série de condições de saúde, incluindo diabetes, doenças cardíacas, infecções respiratórias e demência.

O que é a doença periodontal?

Quando não tratada, a gengivite (gengivas inflamadas, vermelhas, sensíveis ou que sangram facilmente) pode evoluir para periodontite, na qual as gengivas acabam regredindo, o osso pode ser perdido e os dentes podem cair.

Nesta matéria do New York Times, Ananda P. Dasanayake, professora de epidemiologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de Nova York, explica que, com a piora da periodontite, as bactérias podem passar da superfície das gengivas e dos dentes para a corrente sanguínea e, consequentemente, para diferentes órgãos.

Essa contaminação pode acontecer durante a escovação dos dentes, ou através do uso do fio dental, caso a pessoa tenha um corte ou ferida dentro da boca. Kimberly Bray, professora de higiene bucal na Universidade de Missouri-Kansas City, alerta: "Se o paciente tem uma inflamação na boca que não está sendo tratada, algumas das proteínas responsáveis por essa inflamação podem espalhar-se pelo o corpo e potencialmente danificar outros órgãos".

Quais doenças podem ser causadas pela inflamação das gengivas?

A diabete é uma das doenças que mais tem relação com a periodontite. Um estudo de 2017 mostrou que a inflamação sistêmica causada pela periodontite pode piorar a capacidade do corpo de sinalizar e responder à insulina.

Mais recentemente, dessa vez em uma pesquisa publicada em abril de 2023, cientistas descobriram que os diabéticos que trataram a periodontite viram seus custos gerais com a saúde diminuírem de 12% a 14%.

Outra doença relacionada à inflamação da gengiva é a pneumonia. Frank Scannapieco, professor de Biologia Oral da Universidade da Escola de Medicina Dentária de Buffalo, garante que, quando você inala grandes quantidades de bactérias da boca, esses microrganismos podem alojar-se nos pulmões e ocasionar pneumonia.

Além disso, estudos também relacionam a periodontite às doenças cardiovasculares (ataque cardíaco, derrame e acúmulo de placa nas artérias), complicações na gravidez, demência, artrite reumatóide e osteoporose.

Outras pesquisas em desenvolvimento mostram o vínculo entre a doença periodontal e doenças renais e hepáticas.

Porém, apesar dos estudos em andamento, especialista acham que ainda é necessário mais dados para confirmar todas essas relações.

De qualquer forma, é melhor prevenir do que remediar. Manter uma boa saúde bucal -- escovando os dentes pelo menos duas vezes ao dia e usando fio dental todos os dias – é o primeiro passo para uma vida mais saudável.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra