Amamentação auxilia na saúde bucal do bebê. Saiba por quê!
Ato de mamar traz vantagens para o desenvolvimento oral da criança, pois a sucção correta pode garantir uma melhor respiração
Que o aleitamento materno traz inúmeros benefícios para a saúde do bebê já é fato conhecido por todas as mães. Mas o que muitas ainda não sabem é que o ato de mamar também traz vantagens para o desenvolvimento oral da criança, pois a sucção correta pode garantir uma melhor respiração e progressão orofacial dos pequenos.
Isso ocorre porque, na amamentação natural, o bebê é obrigado a fazer um movimento com a boca que pode ajudar no crescimento adequado dos seios da face. Além disso, ele é obrigado a respirar somente pelo nariz, o que evita a respiração oral.
O exercício de sucção trabalha a musculatura em volta de toda a boca do bebê, isso significa que os músculos da língua, da bochecha e dos lábios estão se exercitando durante a mamada. A amamentação também ajuda na fonação (a pronúncia correta das sílabas das palavras) e até na postura da criança (evitando a ocorrência de desvios da coluna vertebral).
Com a amamentação, também é possível prevenir a mastigação incorreta, pois se garante uma melhor posição dos dentes, com o desenvolvimento das mandíbulas e dos seios da face. Se possível, ofereça o peito para o seu filho e incentive a amamentação.
Caso a amamentação no peito não seja uma opção, consulte um dentista pediátrico desde cedo para acompanhar o desenvolvimento da criança.