Especialista comenta como tratar afta em crianças
E qual é a importância de escovar a língua dos pequenos?
A Dra. Tania voltou ao canal de Saúde Bucal para falar um pouco mais da higiene bucal de nossos filhos e responder dúvidas enviadas pelos leitores após sua primeira participação.
Como funciona a ortodontia preventiva para as crianças?
Devemos observar desde o início da primeira infância, a importância do aleitamento materno, hábitos de sucção (chupeta, dedo).
Hábitos relacionados à deglutição e respiração, sequência de erupção dos dentes, introdução de alimentos fibrosos na época correta.
Todos esses fatores são importantes para um bom desenvolvimento craniofacial e oclusão, funcionando como ortodontia preventiva.
Qual é a importância da escovação da língua para nossos filhos?
A mesma importância para a nossa, praticando essa escovação removemos restos alimentares e bactérias.
Combate a halitose (cheiro ruim), e previne a diminuição do fluxo de saliva e por consequente evita o surgimento de cárie.
Temos a disposição no mercado alguns limpadores infantis específicos para a língua, mas podemos utilizar a escova de dente também.
Aftas em crianças, como tratar nessa idade? Pode ser sinal de outra coisa?
Aftas são muito dolorosas e causam muito desconforto, é importante que os pais procurem um dentista para orienta-los como diminuir os sintomas que são muito desconfortáveis para as crianças dificultando até a alimentação e sono as vezes confundindo até com cárie.
Entre as possíveis causas temos: fatores emocionais, ingestão de alimentos ácidos, problemas gastrointestinais, traumas e baixa imunidade.
A afta pode ter duração de 7 a 10 dias, muitas vezes acabam desaparecendo sozinhas, porém podemos usar medicações paliativas para ajudar o processo de dor.
O tratamento costuma incluir laser terapia aplicado no consultório, muito eficaz além de analgésicos via oral ou pomadas, o mais importante destacar que apenas o profissional pode indica- lós. O uso de probióticos também contribui positivamente.
Alguns outros cuidados podem ajudar nessa fase, evitar alimentos ácidos (limão, abacaxi etc.) e muito temperados, abusar de alimentos mais gelados como gelatina e sorvete.
O dente de leite está mole, quais são as melhores dicas neste caso?
A criança fica muito feliz nessa fase, mais pode gerar uma expectativa grande quanto ao tempo que vai demorar para o dentinho cair.
Abusem de alimentos fibrosos (maçã, milho, pera, etc.) que são importantes também para todo o desenvolvimento da oclusão e ajudam o dentinho cair naturalmente.
É importante nessa fase ter um acompanhamento de um Odontopediatra, para observar se a sequência de erupção está correta.
A cronologia (idade que o dente cai) difere bastante de criança para criança. Normalmente os primeiros dentes moles são os incisivos inferiores.
Quais são os primeiros cuidados em caso de acidente e meu filho quebrar um dente?
O primeiro cuidado é acalmar a criança e tentar acalmar os pais e saber a idade da criança e a extensão da fratura. Se for um dente de leite e for uma quebra bem pequena, normalmente o dente não fica mole, pois a força da batida se dissipa na fratura.
A mãe ou responsável tem que observar se o dente não está pontiagudo o que poderia machucar os lábios. Se for uma extensão maior, algumas vezes necessita o tratamento do canal do dente
Em todos os casos precisamos de um acompanhamento radiográfico, feito por um Odontopediatra, além da restauração (devolver a forma do dente).
Em todos os casos é importante manter a boca limpa e dar alimentos mais pastosos para a criança durante um período e pedir para usar os dentes posteriores, para o dente quebrado não sofrer mais traumas (como a de um alimento duro)
Se a fratura for em um incisivo permanente, procurar o pedaço quebrado e guardar em soro fisiológico e procurar o profissional rápido que poderá tentar fazer com muito sucesso a colagem do fragmento e acompanhamento radiográfico
______________________________________________________________________________________________________
Dra. Tania Regina Chiarizzi
Especialista e Mestre em Odontopediatria
Rua Mariana Correa, 58
(11) 3061-1300