Escova de dente: de quanto em quanto tempo devo trocá-la?
Dentistas recomendam que a troca da escova deve ser feita de três em três meses
Uma boa saúde bucal envolve a escovação regular dos dentes, uso do fio dental, escovação da língua e idas frequentes ao dentista, certo? Em partes! Existe um pequeno detalhe que muitos deixam de lado e acabam, sem saber, comprometendo a higiene bucal.
Esse detalhe atende por escova de dentes. Você sabe de quanto em quanto tempo deve substituir o acessório? Dentistas recomendam que a troca da escova deve ser feita de três em três meses. Isso vale tanto para os itens tradicionais quanto para as cerdas das escovas elétricas.
A recomendação é feita porque, após um período de uso contínuo, a escova já não tem a mesma eficiência. Com três meses de utilização, observa-se a deformação das cerdas, que perdem a eficácia na remoção da placa bacteriana, além de ser um possível meio de cultivo de fungos e germes. O intervalo deve ser ainda menor se você aplica muita força na escovação, provocando a deformação das cerdas precocemente.
Fique atento, pois a demora na troca da escova pode gerar uma série de problemas que vão além da boca. O acúmulo de placa bacteriana pode causar gengivite que, de forma sistemática, pode ocasionar a circulação de bactérias na corrente sanguínea, atingindo órgãos como coração e pulmão. Até quando você tem um resfriado, a troca da escova é importante para que não seja um novo foco de infecção.
Também é importante saber que algumas dicas de armazenamento podem aumentar a vida útil da sua escova de dente. Utilizar a técnica de escovação correta é fundamental, afinal, força não significa mais limpeza. Após cada escovação, agite bem a escova e guarde na posição vertical para que não fique úmida.