Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Má higiene bucal na infância pode levar ao uso de próteses

Cuidados dredobrados e conscientização evitam problemas futuros

11 abr 2017 - 08h00
Compartilhar
Foto: Microgen / Shutterstock.com

Você já viu uma criança usando dentadura? Pode até parecer absurdo, mas esse risco é real. A má higienização bucal durante a infância pode resultar no uso de próteses, em casos extremos. 

Apesar de não ser uma situação tão comum, essa probabilidade deve ser considerada pelos pais na hora de conscientizar os pequenos a escovar os dentes diariamente.

A falta de atenção com a saúde bucal na infância danifica os dentes decíduos, chamados popularmente de "dentes de leite". Muitas vezes, o cuidado é subestimado durante essa fase, já que a substituição por dentes permanentes ocorre em pouco tempo. O resultado dessa negligência pode ocasionar cáries e outros problemas.

O que poucas pessoas sabem é que a extração precoce dos dentes de leite traz grandes prejuízos à saúde da criança em longo prazo. Isso porque, além de guardar o espaço para os dentes permanentes, os dentes de leite têm papel fundamental no desenvolvimento dos ossos e músculos da face. Eles também são importantes para a estética, ajudam na mastigação e garantem a pronúncia correta das palavras.

Resumidamente, a extração dos dentes de leite pode desencadear distúrbios fonéticos - que precisarão ser corrigidos em sessões com um fonoaudiólogo -, má deglutição e falta de espaço para os dentes permanentes crescerem.

Também há o risco da criança desenvolver problemas psicológicos, por sentir vergonha de sorrir e, consequentemente, passar a apresentar dificuldade na socialização. Sem contar na possibilidade dos maus hábitos de higienização bucal serem continuados após o nascimento dos dentes permanentes. 

Por isso, a higiene bucal deve começar desde cedo. A fim de evitar a chamada cárie de aleitamento, causada pelo acúmulo de leite na boca, é preciso limpar a gengiva do bebê com gaze ou algodão e água frequentemente. 

Quando a criança estiver maior, as visitas periódicas ao dentista passam a ser indispensáveis para garantir um acompanhamento próximo e uma boa saúde bucal.

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra