Halitofobia: o medo irracional de ter mau hálito
Todo mundo já sofreu com o próprio mau hálito ou o cheiro ruim na boca de um amigo ou namorado. Esta é uma condição que pode causar, além de situações constrangedoras, problemas de autoestima, de socialização e até doenças psicológicas mais graves.
Esta última ocorre quando a fronteira entre a preocupação normal com a saúde bucal e a obsessão pelo hálito é ultrapassada, gerando o que muitos especialistas chama de halitose psicológica.
A condição geralmente ocorre em alguém que teve um episódio de halitose frequente ou esporádica e por motivos de ordem emocional, desencadeou uma psicose pelo pânico de estar com mau hálito.
Estas pessoas ficam "obcecadas" com o fato de poder estar com mau cheiro na boca, e acabam mudando suas rotinas para focar em cuidar da boca.
As consequências dessa obsessão se traduzem em uma higiene compulsiva – escovar os dentes muitas vezes por dia -, consultar o dentista com mais regularidade que o comum, mastigar chiclete constantemente, e ainda apresentar problemas de socialização.
Se você sentir constantemente que tem um mau cheiro na boca, é melhor consultar um dentista para avaliar se é mau hálito ou um problema psicológico.