4 momentos onde a alteração hormonal afeta saúde bucal
Você sabia que até a gengiva da mulher sofre durante a gravidez?
1 jul
2019
- 10h00
As transformações causadas no corpo da mulher por conta dos hormônios vão além de espinhas ou humor. Listamos quatro interferências diretas na saúde bucal feminina:
- A menopausa equilibra os números de quem mais ronca no termômetro homem x mulher. Como já citamos por aqui uma vez: "uma pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na capital paulista, cerca de 32% das mulheres roncam durante o sono. E, embora os homens ainda dominem esse problema - a cada quatro homens que roncam, uma mulher tem o problema -, quando chega a menopausa o índice se equipara, segundo a Associação Brasileira do Sono".
- Esse período antes da última menstruação da mulher faz com que ela perca a produção de estrogênio. A falta desse hormônio feminino faz com que diminua a salivação, uma proteção para boca. Com menos saliva, a mulher fica mais propensa a ter cáries e problemas na gengiva.
- Perda óssea dentária também ocorre mais em mulheres do que em homens por conta das influências hormonais. Porém o problema é relacionado a diversos fatores como o diabetes, o tabagismo e ao bruxismo.
- Resultados da gestação: gestantes com gengivite podem estar mais propensas a partos prematuros ou terem bebês de menor peso ao nascer. A gengivite também pode aumentar o nível dos líquidos biológicos que estimulam o parto.
Fonte: FF