5 problemas na boca que podem atrapalhar atletas
Todo atleta, amador ou de alta performance, precisa cuidar da saúde bucal como cuida do resto do físico
Parece impossível pensar que em um grande tenista, jogador da NBA ou craque do Barcelona pode perder uma partida importante por conta da boca. Mas é possível SIM! E vamos listar 5 cuidados que todo atleta tem que ter para não ficar de fora de uma decisão:
Higiene JÁ
Perder um dente por fata de higiene pode representar muito mais do que a óbvia falha estética. Ausências dentárias dificultam a mastigação e trituração da comida, o que pode gerar o decréscimo no processo nutricional de um atleta. Com menos energia até fadigas podem acontecer antes do esperado.
As ITES
Gegivite e periodontite são inflamações que começam na gengiva, mas podem agravar para o resto da mandíbula. Atletas perdem até 17% no condicionamento físico quando estão com alguma infecção. Além disso, esse problema aumenta o risco de algumas doenças coronarianas.
Hidratação do mal
Atletas têm o costume de tomar muitos isotônicos, mas esse consumo deve ser moderado. Com muito açúcar, a bebida é um acelerador de cáries e gengivites.
Sem juízo
Manter o siso pode causar infecções ou inflamações caso o dente esteja mal posicionado. Inclusive para esportes de contato há também o risco de fratura mandibular caso o atleta ainda tenha o dente do siso.
Pancada
Essa é especialmente para os adeptos dos esportes de contato onde traumas são maiores e frequentes, aumentando em 10% a chance de fraturas. Existe também o traumatismo funcional que acontece por conta do apertamento contínuo dos dentes durante uma partida.