Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Chocolate sem gosto? Conheça o distúrbio do paladar

19 out 2017 - 11h00
(atualizado em 19/7/2018 às 15h39)
Compartilhar
Foto: Thinkstock

Comer é um dos maiores prazeres da vida. A mistura dos diferentes gostos, cheiros e consistência dos alimentos provoca uma variedade de sensações difíceis de ignorar. Mas, muitas vezes o que sentimos quando colocamos algo na boca não é exatamente aquilo que esperávamos.

Isto ocorre quando há um distúrbio do paladar, condição que pode significar a ausência do sentido do gosto ou alteração da sensação, como a presença de um gosto metálico na boca. A maioria das pessoas apresenta um distúrbio do paladar de caráter temporário ou parcial. É muito raro perder totalmente a sensação do paladar.

Um resfriado, uma gripe ou uma infecção podem ser os responsáveis por distorcer o sentido de gosto temporariamente. Esta situação geralmente se resolve uma vez que a doença é tratada.

Entretanto, uma das causas mais frequentes do distúrbio do paladar é o uso de alguns medicamentos. Existem mais de 200 fármacos que causam alterações no gosto, seja diminuindo os sabores, distorcendo eles ou fazendo com que a pessoa perca totalmente a capacidade de sentir o gosto.

A lista de medicamentos que o produzem é muito ampla e pode incluir antibióticos, anti-reumáticos, diuréticos, anestésicos locais, anti-sépticos orais, ansiolíticos, antidepressivos, etc. Se você toma algum desses medicamentos e sente que não está mais aproveitando as comidas como antes, é recomendável consultar seu médico e perguntar sobre a possibilidade de estar sofrendo com o distúrbio do paladar. Nestes casos, resolver o problema é fácil. Basta trocar o medicamento.  

Fonte: FF Este conteúdo é de propriedade intelectual do Terra e fica proibido o uso sem prévia autorização. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra